Tradutor

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Atlético volta a vencer e regressa à final, assim como Falcao.


O Club Atlético de Madrid foi vencer por 1-0 a casa do Valencia CF e vai disputar a final da UEFA Europa League, a 9 de Maio, em Bucareste. Adrián López apontou o único golo do encontro no Mestalla à passagem da hora de jogo.

O encontro contou com dois portugueses em lados opostos, com Ricardo Costa a alinhar pela equipa da casa e Tiago a titular pelos "colchoneros". Os primeiros minutos foram de grande equilíbrio, mas a equipa de Unai Emery, em desvantagem na eliminatória, começou a ganhar ascendente no encontro a partir dos 20 minutos. O guarda-redes do Atlético, Thibaut Courtois, foi primeiro a brilhar a grande altura, ao defender com uma bela estirada um remate de Sofiane Feghouli, recuperando a tempo de desviar a recarga de Jonas. Aos 22 minutos, Feghouli levou a bola a passar muito perto da trave da baliza visitante e, pouco depois, foi Soldado quem esteve perto de inaugurar o marcador para o Valência.

A equipa de Diego Simeone parecia mais preocupada em defender a vantagem de dois golos da primeira mão e, aos 33 minutos, Antonio Barragán cruzou tenso da direita, para mais um desvio de cabeça com perigo de Soldado. O minuto 41 marcou o final das hostilidades na metade inicial. Primeiro foi o belga Courtois que voltou a mostrar qualidades ao defender um remate de Canales, na resposta o Atlético criou com muito perigo, mas Diego Alves mostrou atenção ao sair da baliza para desviar a bola de Falcao.

O segundo tempo começou de forma semelhante ao primeiro, com muito equilíbrio, mas desta vez foram os visitantes os primeiros a criar perigo e de forma decisiva. Diego desmarcou Adrián López aos 60 minutos, o espanhol controlou a bola com o peito e a bateu Diego Alves com um remate soberbo. O golo abalou o moral da equipa da casa, o Atlético assumiu o comando das operações e passou a criar as melhores situações de perigo.
Uma jogada confusa na área dos "colchoneros", aos 78 minutos, provocou um desentendimento entre os jogadores, com o árbitro Damir Skomina a mostrar cartão vermelho ao português Tiago, do Atlético, que falha a final, e a Soldado, do Valência. 


Ninguém do Sporting merecia mais a final do que Rui Patrício.


O Sporting foi afastado da Liga Europa pelo Athletic Bilbau, que vai disputar a final da competição frente ao Atlético Madrid, deixando desde já a garantia de que o futebol espanhol receberá o seu sétimo troféu. Os leões de Sá Pinto chegaram a assustar o inferno de San Mamés, mas pouco, tendo sido imponentes perante a armada ofensiva dos bascos.
O Sporting entrou em campo em vantagem na eliminatória, fruto da vitória tangencial em Alvalade. Do outro lado, no entanto, estava uma equipa que procurava a primeira final europeia do seu historial e que é conhecida por ser muito forte em casa. Ao contrário do Manchester United e do Schalke 04, no entanto, os leões não ficaram a dever muito à qualidade da equipa basca, mas a defesa leonina "borrou a pintura". E um ataque que tem Llorente não costuma perdoar.

O "gigante" basco foi, de resto, a chave da vitória do Athletic Bilbao. Xandão e Anderson Polga nunca conseguiram travar Llorente, que mostrou que não só é bom a fazer golos como a assistir os companheiros. Foi precisamente do seu peito que surgiu a assistência para Susaeta colocar os bascos em vantagem, aos 17 minutos, num golo que os adeptos do Sporting não vão esquecer, por ser precedido por uma falta sobre Schaars, não assinalada pelo juíz inglês Martin Atkinson.


O Sporting não chegou a precisar do "autocarro", uma vez que teve que começar cedo a correr atrás do prejuízo. Os leões de Sá Pinto, no entanto, fizeram uma exibição de pura entrega, sempre à procura do golo, que surgiu já perto do final da primeira parte. O holandês van Wolfswinkel, com um pontapé de ressaca à entrada da área, recolocou o Sporting em vantagem na eliminatória, mas Llorente e Ibaí Gómez estragaram a festa um minuto depois: o passe em habilidade do "gigante" colocou Gómez na cara do golo, em mais uma falha de marcação da defesa do Sporting, e a finalização foi fácil.


Ninguém merecia mais ir à final do que Rui Patrício. O guarda-redes leonino, que levou a equipa às costas nas eliminatória anteriores, somou mais uma mão cheia de defesas, agora em San Mamés, mas os postes das balizas acabaram por tirar o protagonismo aos guarda-redes: Javi Martínez atirou ao ferro (52') e Insúa, na resposta, imitou o adversário (55'). Llorente teve mais sorte aos 88 minutos, uma vez que o remate do basco, após falhas de João Pereira, Xandão e Polga, encontrou a base do poste direito e cruzou a linha de golo. Chega assim o sonho e a ambição do Sporting e dos seus adeptos, de poderem estar na final da liga Europa, e discutir a conquista do troféu em disputa.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mourinho e o Real Madrid fora da final da Liga dos Campeões


No desempate na marcação de grandes penalidades, a equipa de José Mourinho falhou três dos quatro remates. Cristiano Ronaldo foi um dos que falhou, abrindo as portas ao Bayern Munique.

O jogo começou da melhor maneira para o Real Madrid. Um penálti logo nos minutos iniciais convertido por Cristiano Ronaldo, dava vantagem aos “merengues” face ao resultado registado na primeira mão (vitória do Bayern por 2-1, valendo a favor do Real o golo marcado fora).
Pouco depois, o segundo golo de Cristiano Ronaldo parecia escancarar as portas da final à equipa de José Mourinho.
Só que uma falta cometida por Pepe sobre Mario Gómez na área do Real deu a oportunidade a Robben de colocar tudo igual entre as duas equipas. E o holandês não falhou.
No segundo tempo, o jogo foi mais dividido, com o Bayern a responder sempre com perigo à postura mais ofensiva do Real, mas o resultado não se alterou, levando a partida para prolongamento.
No tempo extra, nenhuma das equipas arriscou em demasia, tornando inevitável a decisão na marca das grandes penalidades.
Cristiano Ronaldo foi o primeiro a tentar a sua sorte para o Real, mas o português falhou. Algo que Kaká imitou. Só que Kroos e Lahm, para o Bayern também falharam, colocando tudo na mesma entre as duas equipas. Seguiu-se Sérgio Ramos, que atirou por cima da barra, deixando a Schweinsteiger a responsabilidade de decidir. E o médio alemão não falhou.
O Bayern Munique jogará em casa a final da Liga dos Campeões frente ao Chelsea, que se disputa no dia 19 de Maio.
O Bayern vai ser também a primeira equipa a receber a final da principal competição de clubes da Europa desde a AS Roma, em 1984, que viria a perder, no desempate por grandes penalidades para o Liverpool FC. Depois de 120 minutos de muita luta e muito (e bom) futebol, o Bayern de Munique foi mais feliz e venceu no desempate por grandes penalidades. O Bayern vai poder ser a terceira equipa a tentar vencer em casa o troféu depois do Real Madrid (56/57) e FC Internazionale (64/65)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Chelsea coloca o Barcelona fora da final


O Chelsea foi a Camp Nou empatar 2-2, qualificando-se para a final da Liga dos Campeões, mesmo jogando mais de 50 minutos com menos um jogador, por expulsão de Terry. O campeão europeu Barcelona fica fora da final, dias depois de quase ter perdido a Liga espanhola para o Real Madrid.

Como seria expectável, o Chelsea entrou a defender e o Barcelona a atacar. Os ingleses aguentaram 35 minutos, altura em que Busquets empatou a eliminatória, após um cruzamento de Cuenca.
Dois minutos depois, o Chelsea ficou reduzido a dez elementos, por expulsão de John Terry.
O Barcelona colocou-se depois em vantagem na eliminatória, com um golo de Iniesta, após passe de Messi (43’).
Só que essa vantagem não durou mais do que três minutos: num dos poucos contra-ataques do Chelsea, Ramires apareceu isolado e fez um belo chapéu a Victor Valdés.
Reduzido a dez e na frente da eliminatória, o Chelsea voltou a apostar numa defesa fechada na segunda parte.


O Barça poderia ter voltado à vantagem na meia-final, mas Messi desperdiçou um penálti aos 48’, atirando à trave.
A equipa catalã ficou bastante afectada pelo falhanço da grande penalidade e só mais perto do fim conseguiu criar perigo real, quando Messi atirou ao poste (84’).
O ataque do Barça foi tão intenso que já nos descontos Fernando Torres aproveitou um contra-ataque para sentenciar a eliminatória, fazendo o 2-2 final.
O Chelsea, que terá vários jogadores castigados para a final (Terry, Ivanovic, Meireles e Ramires), defrontará Real Madrid ou Bayern Munique.


Roberto Di Matteo, treinador interino do Chelsea: “Muitas pessoas não acreditavam em nós, mas mostrámos o carácter destes jogadores. Não esperávamos jogar com dez homens, por isso foi ainda mais difícil do que o que esperávamos”.
“A segunda parte passou pouco pela táctica; teve a ver com a paixão, o orgulho, desejo de chegar à final. Faltavam-nos 45 minutos e isso é que era importante. É um feito incrível, para este grupo de jogadores”.

Fernando Torres explica qual o segredo para derrotar o Barcelona


Derrotar os adversários é uma coisa, mas afastar o actual campeão europeu de clubes da defesa do título é outra bem diferente. Torres é um enorme admirador dos compatriotas Xavi Hernández e Andrés Iniesta, ao lado de quem conquistou troféus importantes ao serviço da selecção de Espanha, desde o Campeonato da Europa de Sub-19 de 2002 até ao UEFA EURO 2008 e ao Mundial de 2010, mas acredita que sabe como levar a melhor sobre eles.

"É óbvio que o Barcelona se encontra um passo à frente de todos os outros clubes. Esteve nas últimas cinco meias-finais da prova e não vai, de todo, ser fácil para nós, mas no futebol a melhor equipa nem sempre ganha. Xavi e Iniesta são jogadores que ditam o ritmo de jogo. Quando se joga contra eles, é necessário compreender que vão ser eles a controlar o encontro."
Muitas equipas que jogam contra o Barcelona pensam que têm de evitar que eles tenham a bola, mas não creio que isso seja possível. Tem de se usar armas diferentes contra eles. Se o objectivo for tirar-lhes a posse de bola, não vamos conseguir e vamos acabar por nos cansar, abrindo mais espaços para eles jogarem.
"Até agora, a estratégia do Chelsea tem dados frutos. Embora o Barcelona tenha tido 72 por cento do tempo de posse de bola na partida da primeira mão e de a turma de Di Matteo apenas ter efectuado um remate na direcção da baliza, contra seis da formação "azulgrana", são os londrinos que estão em vantagem na eliminatória depois da vitória por 1-0 em Stamford Bridge.


Veremos quem leva a melhor neste confronto de colossos europeus; se a equipa da Adidas, ou a equipa da Nike. 

José Mourinho e o seu desejo de sorte ao Chelsea


José Mourinho considera que os seus jogadores merecem estar na final da Liga dos Campeões. O treinador português esteve esta terça-feira na conferência de Imprensa de antevisão do jogo que se disputa esta quarta-feira.

"Para ser justo nunca tive muita sorte nas meias-finais. Perdi uma em que a bola não chegou a passar a linha, perdi outra nos pénaltis, que é uma questão de má sorte, e na época passada perdi do modo que toda a gente recorda. 
Esta espero ganhar, perdemos o primeiro encontro com um golo fora de jogo. O árbitro esteve muito bem, mas errou, todos erramos, e eu também. Espero que desta passemos, porque os jogadores merecem", disse Mourinho.
Sobre o outro encontro do FC Barcelona com o Chelsea, que se realiza esta terça-feira, Mourinho considerou: "Sem hipocrisias se fosse o Barcelona com o Milan ou o Arsenal era-me indiferente, mas quando se trata do Chelsea ou Inter toca-me de modo diferente. Não escondo que gostaria que a sorte estivesse do lado do Chelsea."

Mourinho abordou também a questão da sua situação no clube madrileno: "Tenho contrato e não há nenhum motivo para que não o cumpra. No último jogo falaremos com os jogadores e com a direção para ver o que é melhor para todos. Mas aqui o importante são os jogadores."
Na primeira mão o Bayern de Munique derrotou o Real Madrid, por 2-1.

domingo, 22 de abril de 2012

Juventus trucida completamente a Roma, com 4 golos


Juventus 4 - Roma 0

Em 30 minutos a Roma sofreu três golos da Juventus e teve o guarda-redes expulso. Assim se pode resumir a história da goleada aplicada pela «Vecchia Signora» este domingo, em Turim. 


A goleada que colocou a Juve na frente da Serie A com três pontos de vantagem sobre o AC Milan.

Pior início de jogo era impossível para a Roma. Aos oito minutos, o chileno Arturo Vidal já celebrava o seu segundo golo no jogo. O primeiro surgiu de um erro de Simon Kjaer, o segundo de um passe perfeito de Mirko Vucinic.

Se as coisas estavam mal, piores ficaram aos 26 minutos. O guarda-redes Maarten Stekelenburg derrubou Marchisio na grande área da Roma e viu o cartão vermelho. De penalty, Andrea Pirlo fez o 3-0. Com tudo isto, o resto da partida foi um mero passeio para a Juventus.

Arda Turan com um golo fantástico, oferece a vitória ao At. Madrid


O At. Madrid venceu o Espanhol (3-1), em jogo da 35ª jornada da Liga espanhola. Os madrilenos mantêm-se de olhos postos na zona de acesso às competições europeias.

Godín inaugurou o marcador aos 9 minutos. Didac Vila empatou passados dez. A igualdade foi desfeita na segunda parte, graças a dois grandes golos de Arda Turan (59 e 61 minutos).
Tiago e Falcao atuaram durante os 90 minutos. Sílvio continua a recuperar de lesão. Pizzi não foi convocado.

Aqui fica o video do golaço fantástico de Arda Turan.

Sporting em sofrimento alcança a vitória frente ao Nacional.


O Sporting foi este domingo ao terreno do Nacional vencer por 3-2, num jogo emocionante, em que os "leões" terminaram reduzidos a dez elementos, por expulsão de Diego Rubio.

Num desafio em que o treinador dos "leões", Ricardo Sá Pinto, aproveitou para descansar diversas unidades, Diego Rubio inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, dando sequência a uma boa entrada na partida da sua equipa. Aos 31 minutos, Renato Neto aproveitou para estabelecer o 2-0 para a formação lisboeta, mas Mateus reduziu para os madeirenses ainda na primeira parte, aos 34 minutos.

No segundo tempo, o Nacional partiu em busca do empate, algo que aconteceu aos 74 minutos, por Keita, depois de o Sporting se encontrar reduzido a dez elementos, por expulsão de Rubio (segundo amarelo). Ainda assim, o conjunto leonino chegou novamente à vantagem aos 77 minutos, na sequência de uma grande penalidade convertida por Ricky van Wolfswinkel. Com este triunfo, a formação de Alvalade cimenta o quarto posto, agora com mais cinco pontos face ao Marítimo.
Continua assim o bom momento do Sporting de Sá Pinto, com uma atitude séria e competitiva, na procura de melhorar o seu posicionamento na tabela classificativa da Liga Portuguesa.