Tradutor

sábado, 10 de março de 2012

Braga chega ao topo do campeonato da Liga.


Os bracarenses derrotaram em casa o U. Leiria por 2-1 e igualaram, com mais uma partida disputada, o FC Porto na liderança do campeonato.

Frente ao último classificado, responsável por uma das duas derrotas dos minhotos na Liga, o Sp. Braga sentiu algumas dificuldades.

Os bracarenses chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, golo apontado pelo defesa brasileiro Douglão aos 24 minutos, e no recomeço da segunda parte Lima aumentou para 2-0. O avançado brasileiro apontou o 17.º golo na prova.

Apesar do mau momento que atravessa, o U. Leiria ainda conseguiu reagir e reduziu aos 62 minutos, com um golo de Bruno Moraes, mas a equipa treinada por Leonardo Jardim segurou a vantagem que garante a 11.ª vitória consecutiva na prova.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Não jogámos desta maneira por acaso, afirmou Sá Pinto.


Roberto Mancini, depois da derrota em Alvalade com o Sporting (1-0), na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa:
«Não, não é uma surpresa, é um resultado que pode acontecer no futebol. Não estava à espera de perder, jogámos bem, tivemos oportunidades mas não conseguimos marcar. Agora temos 90 minutos e continuamos com boas oportunidades para nos apurarmos. 

Em Manchester haverá um jogo diferente, se tivermos oportunidades vamos marcar. Quisemos ganhar este jogo, e não acho que tenhamos merecido perder. Não penso que o Sporting teve muitas oportunidades de golo. Porque jogámos como jogámos? Foi o Sporting que nos obrigou, tinha todos os jogadores atrás da linha da bola. Não jogámos mal e tivemos mais oportunidades para marcar que o nosso adversário.»

Sá Pinto, treinador do Sporting, depois da vitória frente ao Manchester City (1-0), na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa:
«Os jogadores cumpriram na íntegra, foram excepcionais. Sabíamos que tínhamos de ser perfeitos. O Manchester é líder em Inglaterra, tem a qualidade individual que todos reconhecem e, colectivamente, também sabemos o que podem fazer. Eu acredito, nós acreditamos, é possível e vamos lutar até ao fim.»
[Sobre a opinião do treinador rival, Roberto Mancini, que disse que o Manchester City não mereceu perder] «Não concordo, mas respeito. Tenho grande respeito por ele. Já o admirava quando era jogador, continuo-o a admirar agora que é um grande treinador. Fizemos um jogo perfeito, ligámos bem com os momentos. Não nos posicionámos assim por acaso, como também não foi por acaso que saímos assim para o ataque e fechamos alguns espaços atrás. 

Sabemos a valia do nosso adversário, e temos a humildade de o perceber. É isso que digo aos jogadores , tem qualidade e espírito de sacrifício para vencer, e mereciam sair com uma vitória. É a primeira mão, será muito difícil em Manchester, mas lá chegaremos. Agora penso no Guimarães.»

Sporting de gala estragou passeio do Manchester City


O Sporting ganhou vantagem nos oitavos-de-final da UEFA Europa League, ao derrotar o Manchester City FC na primeira mão, por 1-0, no Estádio José Alvalade.

A estreia de Xandão a marcar ao sexto jogo pelo Sporting, seis minutos depois do intervalo, abriu caminho ao triunfo no desafio 250 dos "leões" nas competições europeias e aumentou para dez a série sem perder perante os seus adeptos nas competições da UEFA. 

Numa exibição sem falhas e plena de entreajuda, o Sporting impôs ao líder da Premier League, que viu Aleksandar Kolarov e Mario Balotelli acertarem na trave na segunda parte, o primeiro desaire ante oponentes de Portugal ao quinto confronto e leva uma vantagem preciosa para daqui a uma semana, em Inglaterra, onde Ricardo Sá Pinto não vai poder contar com João Pereira, devido a ter visto um cartão amarelo nesta partida.

O primeiro lance de algum perigo pertenceu ao Sporting, quando Stjin Schaars errou o alvo ao tentar rematar de longe por cima Joe Hart, após alívio deficiente por parte do guarda-redes do City. A equipa de Roberto Mancini sofreu uma contrariedade logo de seguida, ao ver o capitão e defesa-central Vincent Kompany sair devido a lesão. Aproveitando a momentânea superioridade numérica dos “leões”, João Pereira surgiu em boa posição na área, aos dez minutos, após combinar com Marat Izmailov, mas Hart defendeu o remate cruzado do lateral-direito.


Joleon Lescott entrou a substituir Kompany e, em cima da dúzia de minutos, Kolo Touré, de cabeça e na sequência de cruzamento de James Milner, proporcionou excelente defesa a Rui Patrício, com o pé direito e à queima-roupa, antes de Gareth Barry atirar a rasar o poste aos 26. Com dificuldades em entrarem na grande área adversária, os comandados de Ricardo Sá Pinto quiseram surpreender em pontapés de longa distância, mas as tentativas de João Pereira, Emiliano Insúa, Matías Fernández e Daniel Carriço não chegaram a assustar o City.


A fazer dupla no ataque com Edin Džeko, Sergio Agüero rematou à figura de Patrício nos descontos da etapa inicial e pouco depois do reatamento, David Silva rematou em jeito por cima da trave. Só que foi mesmo o Sporting a marcar, quando Hart defender o livre de Matías e a recarga de Xandão antes do defesa brasileiro, de costas para a baliza, marcar de calcanhar à segunda tentativa.


Patrício voltou a brilhar frente a Agüero imediatamente a seguir e, a meio da segunda parte, Insúa ofereceu o golo a Ricky van Wolfswinkel só que o remate de ponta-de-lança holandês, sem qualquer oposição e de frente para a baliza, saiu à figura de Hart. Um cruzamento largo de Aleksandar Kolarov ainda bateu na parte de cima da barra de Patrício, antes do recém-entrado Mario Balotelli cruzar para o desvio de Silva ao lado, mas o Sporting aguentou as investidas do City, viu Balotelli cabecear à barra aos 86 minutos, Xandão negar o golo a Agüero e conseguiu segurar a vitória.

Em resumo, para um Manchester City que julgava que esta eliminatória seria um possivel passeio, e que com o mínimo esforço possivel, arrumaria com o Sporting, parece que as voltas le saíram trocadas. Mancini e o seu Manchester City, vão ter assim que meter os pés a este caminho íngreme, arregaçar as mangas e trabalhar no duro, se quiserem levar de vencida, esta aguerrida equipa do Sporting.

Apoel faz história na liga dos campeões.


Os cipriotas, que afastaram o FC Porto na fase de grupos, já tinham feito história ao atingirem os oitavos-de-final, algo nunca conseguido por um clube de Chipre, mas agora foram ainda mais longe. 

Após a derrota por 1-0 em Lyon, o APOEL igualou a eliminatória logo aos nove minutos, com um golo do ex-benfiquista Manduca, e depois assistiu-se no Estádio GSP, em Nicósia, a uma partida intensa, onde franceses e cipriotas nunca abdicaram de procurar o golo.

Apesar da boa qualidade do encontro, a vantagem mínima do APOEL manteve-se até ao final dos 90 minutos e o jogo seguiu para prolongamento, onde ambas as equipas voltaram a estar perto do golo. O nulo, no entanto, perdurou e a histórica qualificação do APOEL acabou por ser conseguida no desempate por marcação de grandes penalidades, com Lacazette e Michel Bastos a falharem para o Lyon. Mérito, também, do guarda-redes Chiotis.

"Temos de tirar o nosso chapéu ao APOEL, que conseguiu um feito incrível, mas ficamos a lamentar esta oportunidade perdida", disse Gomis ao UEFA.com. "Às vezes é assim. Podíamos ter conseguido pelo menos mais um golo em casa, onde tivemos muita posse de bola e as melhores oportunidades. Se assim fosse, esta noite estaríamos numa posição muito melhor."

Para quem pensava que esta equipa do Apoel era tenrrinha e facil, já deve ter percebido que se enganou facilmente. Esta equipa do Apoel, tem uma defesa extremamente eficaz, aguerrida e unida, para além de ser constituinda maioritariamente por bons jogadores técnicamente, o que lhes permite desdobrarem-se facilmente no campo, saindo em contra ataques rápidos e venenosos, não dando descanço às equipas adversárias, como o FC Porto o percebeu nos ultimos segundos do jogo em Chipre.

Messi e a sua manita de golos, num só jogo.


O que é que ainda falta escrever sobre Lionel Messi? O jogador argentino nunca pára de surpreender e esta noite, em Camp Nou, destroçou o quinto classificado do campeonato alemão. 

Na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, Messi marcou cinco golos na histórica goleada do Barcelona por 7-1 sobre o Bayer Leverkusen e acrescentou mais algumas proezas a um currículo que é, cada vez mais, ímpar.

Até hoje nenhum jogador tinha marcado cinco golos num jogo da mais importante prova de clubes na Europa desde que a UEFA, em 1992, alterou o formato da prova. Messi, que nunca tinha conseguido uma “manita” na sua carreira, fê-lo numa partida que vai ficar também para a história do Bayer Leverkusen: os alemães nunca tinham sofrido uma derrota tão pesada nas competições europeias.

Com estes cinco golos, marcados aos 25’, 42’, 49’, 58’ e 84’, Messi atinge os 49 na Liga dos Campeões, ultrapassa Eusébio na lista dos melhores marcadores de sempre da competição e é agora o 6.º melhor nesse ranking, lugar que partilha com Alfredo Di Stéfano, outra lenda do futebol mundial.


Mas as proezas de Messi não se ficam por aqui. Esta época o argentino marcou 12 golos nos sete jogos que disputou na Liga dos Campeões, e igualou o recorde alcançado numa só edição. Quem o detinha? Messi, claro. Para mais tarde fica outro feito: faltam sete golos para superar César como o melhor marcador de sempre do Barcelona.

terça-feira, 6 de março de 2012

Arsenal fica no "quase" e cai na Liga dos Campeões, mesmo marcando 3 ao MIlan.


Ficou no quase a tentativa do Arsenal de construir uma histórica virada na Liga dos Campeões. 

Após ser derrotada na Itália por 4 a 0, a equipe inglesa tinha a missão de ao menos repetir o placar no Emirates Stadium para levar a decisão das oitavas de final aos penáltis, mas venceu o Milan nesta terça-feira por "apenas" 3 a 0 e caiu na competição da liga dos campeões.

O Arsenal fez todos os seus golos no primeiro tempo, com Koscielny, Rosicky e Van Persie. 

Depois do intervalo, a equipe inglesa teve grandes chances de fazer o esperado quarto tento, mas errou a mira dos ses remates para a abaliza do guarde redes italiano, Abbiati.

Os italianos ficaram perto de marcar três minutos depois, em saída de bola errada de Szczesny que caiu nos pés de Ibrahimovic. O atacante sueco arriscou o chute e viu a bola sair à direita da meta. O Milan voltou a desperdiçar excelente oportunidade aos 31min, com Nocerino, que recebeu passe na pequena área e chutou para o guarda redes do Arsenal.

A partida seguiu aberta até os minutos finais, com as duas equipas a criar oportunidades. O Milan seguiu apertando a saída de bola inglesa e ameaçou Szczesny com remates de Ibrahimovic, mas sem conseguir vencer o guarda redes polaco do Arsenal.

O Milan segue para os quartos-de-final, onde irá encontrar o Benfica, que nesta noite no estádio da Luz levou de vencida o Zenit, por 1-0.

Benfica está nos “quartos” da Champions.


O Benfica apurou-se para os quartos-de-final da UEFA Champions League após uma vitória por 2-0 sobre o FC Zenit St Petersburg, depois de ter perdido a primeira mão dos oitavos-de-final, por 3-2.

A jogar em casa e a precisar de marcar para reverter a eliminatória, o conjunto "encarnado" entrou de forma pressionante e, como já seria de esperar, encontrou uma formação do Zenit recuada, com um bloco defensivo compacto, à espreita do contra-ataque.


Aos 14 minutos os comandados de Jorge Jesus criaram a primeira oportunidade de golo, na sequência de um remate colocado de Bruno César. Vyacheslav Malafeev correspondeu com uma excelente defesa. 

Cinco minutos depois foi a vez de Maxi Pereira levar perigo à baliza do Zenit, depois de ganhar a linha de fundo. O lateral uruguaio efectuou um cruzamento-remate, com Malafeev a afastar o perigo.


Em vantagem na eliminatória, a formação russa foi conseguindo evitar, com maior ou menor dificuldade, a avalanche ofensiva do Benfica, numa fase do jogo com muitas paragens, algo que ia favorecendo os homens de Luciano Spalletti. A três minutos do descanso, os russos dispuseram da primeira oportunidade de golo no Estádio da Luz, após uma atrapalhação na defesa "encarnada". Roman Shirokov tentou aproveitar o adiantamento de Artur ma o guarda-redes brasileiro recuperou e defendeu o remate do russo.


Já em período de descontos, o Benfica quebrou finalmente a resistência russa, após combinação entre Witsel e Bruno César. O internacional belga efectuou o primeiro disparo, Malafeev defendeu e Maxi Pereira emendou com sucesso.


No segundo tempo, o Zenit partiu em busca da igualdade, tendo-se instalado no meio-campo adversário, agora com o Benfica a apostar no contra-golpe. Aos 55 minutos, os comandados de Jorge Jesus enjeitaram uma excelente ocasião após a marcação de um canto. Jardel, ao segundo poste, cabeceou de cima para baixo mas o esférico saiu ligeiramente ao lado.

O Zenit continuou a pressionar mas sem conseguir chegar com real perigo até à baliza à guarda de Artur. Aos 69 minutos, Óscar Cardozo desperdiçou uma ocasião soberana, após falha da defensiva russa. Isolado perante Malafeev, o atacante paraguaio rematou ao lado. Aos 74 minutos Cardozo voltou a estar em evidência, ao permitir uma boa defesa do guardião russo.

Até final o Zenit tentou anular a vantagem da formação portuguesa, que ainda assim conseguiu ampliar a vantagem nos descontos por intermédio do recém-entrado Nélson Oliveira.

Benfica segue assim para os quartos de final, onde irá encontrar a equipa do AC Milan.

domingo, 4 de março de 2012

Terá Roberto voltado à baliza do Benfica?


É preciso recuar 50 anos para encontrar uma época em que o Benfica tenha sofrido tantos golos em casa como na presente temporada, mas, para o adepto "encarnado" que acredite em coincidências, esta poderá ser uma notícia moralizadora. É que estes números não se viam na Luz desde 1961-62, quando a equipa sofreu o 13.º golo no velho Estádio da Luz, na 21.ª jornada, apontado justamente pelo FC Porto. O treinador era o mítico Bela Guttmann e, no final da época, a equipa conquistaria a Taça dos Campeões Europeus e a Taça de Portugal.

Ao todo, o conjunto de Jorge Jesus já sofreu em 2011-12 12 golos em casa, onde apenas o Sporting ficou em branco esta época, em 11 partidas já disputadas. Com os três golos apontados anteontem, os "dragões" aproveitaram alguma da instabilidade defensiva do adversário em Lisboa, já que, em matéria de golos sofridos, tudo corre pior na Luz. Paradoxalmente, fora de portas, o conjunto "encarnado" é, a par do Beira-Mar, a equipa menos batida, com apenas sete golos sofridos.

Perante os seus adeptos, a equipa de Jesus sofreu o dobro dos golos de FC Porto, Sp. Braga, Sporting (seis), e mais do que Marítimo, V. Guimarães, Rio Ave e até Feirense (oito), que ocupa a penúltima posição da tabela classificativa. Menos batida em Coimbra é também a Académica (9), tal como o Gil Vicente, em Barcelos (11). De referir que, com excepção dos portistas e academistas, os restantes têm menos uma partida caseira contabilizada (menos duas, nos casos dos gilistas e vila-condenses).

Nas poucas épocas em que o Benfica sofreu dez ou mais golos em casa até à jornada 21, só por uma vez conquistou o campeonato. Foi em 1962-63, há 49 anos (com 11 golos contabilizados). De resto, em 1965-66, ficou na segunda posição (11 golos); em 1984-85, foi terceiro (10); em 2001-02, quarto (11) e 2003-04, segundo (11).

Villas Boas despedido da cadeira milionária do Chelsea.


O Chelsea anunciou neste domingo a saída de André Villas-Boas, devido aos maus resultados do treinador português, e defende que a "única opção" era efectuar esta mudança agora.
O italiano Roberto di Matteo, que era adjunto de Villas-Boas, assume o cargo de treinador do Chelsea até ao final da época.

"O Chelsea e André Villas-Boas separaram-se hoje. A administração gostaria de registar a gratidão pelo seu trabalho e expressar a desilusão por esta relação ter terminado tão cedo”, lê-se num comunicado do Chelsea.

O comunicado do clube londrino não explica claramente de quem partiu a iniciativa da rescisão de contrato, mas Villas-Boas sempre disse que não se demitiria.
“Infelizmente, os resultados e as exibições da equipa não estavam a ser suficientemente boas e não mostravam sinais de melhoria numa fase crucial da época”, acrescenta o mesmo comunicado, sublinhando que o clube tem ambições na Liga dos Campeões e na Taça de Inglaterra.

"Sentimos que a nossa única opção era fazer esta mudança agora", dizem os responsáveis do clube inglês.
Villas-Boas sai depois da derrota frente ao Wigan (1-0), que deixou o Chelsea a três pontos do quarto lugar na Liga inglesa.
A equipa londrina está ainda envolvida na Taça de Inglaterra, jogando na terça-feira um jogo de desempate com o Birmigham nos oitavos-de-final, e também na Liga dos Campeões, defrontando o Nápoles no dia 14 deste mês, na segunda mão dos oitavos-de-final, depois de ter perdido por 3-1 em Itália.

Villas-Boas deixa o Chelsea oito meses e meio depois de Roman Abramovich ter pago 15 milhões de euros ao FC Porto, tornando-o o treinador mais caro da história do futebol.