Tradutor

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O jogo do gato e do rato, para substituir Falcao.


Será Teófilo Gutiérrez o substituto de Falcao, já que é o mais barato dos que ainda se encontra no mercado?

Depois de Leandro Damião, de Stracqualursi, de Jelle Vossen, de Lukaku, aparece agora Teófilo Gutiérrez, como possível alvo de aquisição pela equipa do FCPorto. 

Dizem, “as estrelas”, que a SAD do FCPorto tem um alvo bem definido e que continua com o dossier em discussão, e só em último recurso passará para os alvos seguintes.

Quem será a primeira preferência do FCPorto? Apostamos em Leandro Damião, cujo problema serão os 20 milhões.

Contudo, aguardem até amanhã dia 31 de Agosto e até às 24 horas, para verificar se na verdade teremos substituto no Dragão para Falcao. 

Com estas movimentações de última hora, notamos que a SAD do FCPorto estará a esticar a corda na venda de alguns dos seus activos até ao máximo possível. Será que vamos ter aquisições bem planeadas ou serão de último recurso? 

Pelo passar do tempo, das duas uma, ou a SAD do Porto foi apanhada de surpresa com o rompimento das juras de amor, que Falcao ainda recentemente tinha feito ao emblema azul e branco, ou esbarrou num acto de surpresa do substituto, devido ao valor que o FCPorto ganhou pela venda do seu ex. ponta de lança, ao Atlético de Madrid.  

Neste caso, podemos mesmo dizer que a ostentação de riqueza que o FCPorto apresenta neste momento, em vez de lhe facilitar as aquisições só lhe estará a dificultar o negócio, pois a pujança que apresenta já não é considerado pelos vendedores um clube mediano, mas sim um clube de top da elite do futebol mundial. 

Deixamos aqui a ficha de referência do jogador Teófilo Gutiérrez, que cujo passe dizem valer 7 milhões de euros, para que possa conhece-lo um pouco melhor.

domingo, 28 de agosto de 2011

Desastre em Alvalade; Sporting 2 - Máritimo 3

O Sporting no jogo desta noite, começou por fazer o mais difícil e que até a data ainda não o tinha conseguido fazer e, jogos do campeonato nacional, que era um golo e a passagem para a frente do marcador.
Contudo, estava escrito nas estrelas que seriamos contemplados com mais uma noite de pesadelo, futebolisticamente falando, para os de Alvalade.
A ganhar, os de verde e branco não souberam manter a vantagem, e apesar de terem marcado mais um golo por Jeffrén, que acabou lesionado e a abandonar o campo deixando o Sporting a jogar com 10, sofreram 3 golos dos jogadores do Marítimo.
Tudo corre mal a esta equipa do Sporting.
Quando é obrigado a defender, treme que nem varas verdes na marcação das bolas paradas.
O Sporting sofre 2 golos de bolas paradas na sequência da marcação dos pontapés de canto, e um com a defesa aos papéis, num remate de Sami à entrada da área.
Apesar do resultado desfavorável, o melhor jogador do Sporting em campo nesta noite foi o seu guarda-redes Rui Patrício, que com um punhado de excelentes defesas, adiou o mais possível os golos do Marítimo.
Domingos, tem assim muito trabalho para desenvolver e corrigir, terminando este desafio a declarar; “ Foi mau de mais, para falar da arbitragem”.

Manchester United destroça Arsenal com 8-2.

Sensação no futebol Inglês;


Num dos jogos mais aguardados da 3ª jornada o Arsenal foi completamente trucidado pelo Manchester Unity, em Old Trafford, por 8 - 2. Nani foi um dos jogadores em foco, marcando o quinto dos oitos golos.

Uma goleada inédita e histórica que colocaram Arséne Wenger treinador do Arsenal, com umas dores de cabeça muito fortes, para resolver emocionalmente nesta complicada derrota.

Wayne Rooney, com 3 golos e Ashley Young com 2, foram os que mais contribuíram para este astronómico resultado. O Arsenal que não começou muito bem a disputa deste campeonato, fica assim num impensável 17º lugar, apenas a um da despromoção. A venda de jogadores de elevada capacidade e de enorme influência na equipa e no jogo do Arsenal, como Fabregas e Samir Nasri,  mostram que esta equipa se encontra em dificuldades para se voltar a impor neste competitivo campeonato.

Noutro grande jogo que opunha o Tottenham, e o Manchester City estes últimos brindaram os visitantes com 5 golos, recendo 1 de resposta, em White Hart Lane. As grandes figuras deste jogo foram Edin Dzeko, ao apontar 4 dos 5 golos da sua equipa, bem como Sérgio Aguero. Este último esteve também muito interventivo no jogo, completando o resultado final da sua equipa com mais 1 golo.

Parece que o elevado investimento efectuado na equipa do Manchester City, começa a mostrar os seus dividendos, e a dar frutos, com vitórias bem claras sobre os seus adversários. Vamos ver até onde esta equipa poderá chegar, sobre a orientação de Roberto Mancini.

Messi um jogador de outra galáxia?


A vitória do Barça, foi uma vitória de pormenores e de quem em segundos consegue decidir e ser rápido e directo à baliza.

Na perda de bola, sim perda porque Guarim ou receber a bola rodopia sobre si mesmo, mostrando toda a indecisão do mundo, sendo rapidamente pressionado por um jogador do Barça, quando mais 2 já se encontravam perto e a cortar as linhas de passe, foi lento a decidir, e faz o passe para a única direcção que ainda se encontrava em aberto. Atrasa a bola para a defesa sem verificar que Sapanuru já se encaminhava para abrir a posição para a linha, dando de bandeja a bola a Messi. Este nem sequer levantou a cabeça ou desviou o olhar para a linha lateral a verificar se estava ou não em fora de jogo. Fez aquilo que sabe fazer, apanhou a bola, ganhou balanço e partiu que nem um foguete para a baliza adversária, encarando Helton em velocidade, pregando-lhe um passe de tango, como um verdadeiro dançarino faz ao seu par, deixando-o pregado ao chão, e empurra a bola para a baliza deserta.

Reparem nas imagens deste lance, e verifiquem o tempo de reacção de Messi e dos restantes defesas do FCPorto ou mesmo de Guarim que ficou paralisado e estupefacto, a contemplar o desenvolvimento da jogada. Inacreditável. Messi não se importa com mais nada, pega na bola, parte para cima dos adversários tendo em mente um único objectivo; colocar a bola na baliza adversária.

Fintar os obstáculos é uma mera formalidade para o seu objectivo final. Não perde tempo com passes sobre a bola, chamada bicicleta ou outro tipo de fintas que o atrasem na alcançar do seu objectivo. Em segundos decide o que fazer, abrindo linhas de passes, arrastando consigo as defesas adversárias, ou partindo os rins aos mesmos, mas sempre em progressão com a bola bem escondida pelo seu corpo e em linha recta pelo caminho mais curto para a baliza.

Por isso as declarações do seu companheiro de equipa Dani Alves, no final do desafio. “Nos momentos mais difíceis, sabemos manter a calma. No final nós temos Messi, e as outras equipas não”. Neste jogo como em muitos outros do Barcelona, nestes últimos 4 anos, Messi fez mesmo a diferença.

Bem esteve Vítor Pereira, por não colocar ninguém marcar directamente o jogador, pois era isso que o Barcelona esperava, mas sim a equipa como um todo a contrariar esta “maneira” de jogar de Messi. Por isso, a quantidade de foras de jogo que o FCPorto retirou ao ataque do Barcelona. O problema, é que no tempo em que o Barcelona levou a reconhecer e perceber como jogava o FCP, primeiros 20 minutos, não houvesse nenhum jogador do FCPorto que fizesse o que Messi e companhia fazem. Partir rápido para a baliza adversária e pelo caminho mais directo e curto, sem se deter em fitas e simulações, que nada trazem para o resultado final.

No fim da primeira parte, o FCPorto teve um lance parecido ao que deu o primeiro golo do Barça, e o que fez o jogador que recebeu a bola? Parou, rodopiou sobre si mesmo esperando que Hulk pega-se na bola e fizesse a tabelinha com ele…Esqueceu-se que enquanto espera pela chegada do seu colega, também chegaram os 2 ou 3 adversários, que o pressionaram e roubaram a bola, gorando assim uma bela oportunidade de golo à sua própria equipa.

A nível em que se disputam estes desafios, tudo tem que estar no limite. Não basta ter uma equipa muito bem preparada, fisicamente e tacticamente. É preciso ter inteligência, capacidade psicológica e concentração acima da média, para decidir em segundos ou milésimos de segundos, a jogada de golo.

Isto é o topo do futebol. Nesse pódio só lá estão 3 ou 4 equipas, ficando o FCPorto muito perto de conseguir destronar este monstro do futebol, que é o Barcelona, como nº 1 mundial.

Como complemento dos pormenores, vejam o que fez no reatamento da segunda parte do jogo o capitão do Barcelona Xavi, ao jogador do FCPorto, Hulk. Procurando diminuir os níveis de concentração do seu adversário Xavi, colocou-se em amena cavaqueira com Hulk, não se coibindo de lhe dar um abraço ao passar a mão pelas costas do mesmo, com sorrisos esgalhados no meio da conversa. Ele sabia que o perigo da equipa adversária vinha daquele jogador em causa, por isso a desconcentração do adversário é mais um ponto de vantagem para a nossa equipa.

São pormenor que para se chegar ao topo, qualquer equipa os deve trabalhar até à exaustão. Se tiverem dúvidas leiam como se realizam os treinos no Barcelona, e como eles chegaram a este nível de brilhantismo nos seu “tic-tac”… Como dizia um Mestre do Futebol Português ( José Maria Pedroto ) …”só existe uma bola em campo, e vence quem a tiver em seu poder e saber o que fazer com ela”.

Foi um jogo amplamente discutido com sorte nos pormenores e em segundos, pois Messi e Valdez decidiram bem, quando no lado contrário, Guarim, Kléber e Hulk, bem como o árbitro do encontro, decidiram mal pela lentidão e erro que emprestaram às suas decisões.

Azar do FCPorto, pois quanto Djalma se preparava para entrar e esticar o jogo tirando partido das dificuldades que Dani Alves já apresentava, Fucile chega ao banco mostrando que estava com dificuldades físicas com problemas na virilha. Entrou Varela sem rapidez, mas com a missão de ajudar a defender, retirando capacidade ofensiva ao FCPorto.

Nunca uma equipa esteve tão perto de derrotar este Barcelona, como esteve o FCPorto, na última 6ª feira. Por isso compreendo e muito os amargos de boca e as reclamações dos seus adeptos. A continuar assim, é melhor P. da Costa, reforçar a cláusula de rescisão de Vítor Pereira de 18 para 40 milhões, e já agora comprar um ponta de lança rápido nos últimos 15 metros.