Tradutor

quinta-feira, 15 de março de 2012

Athletic Bilbau elimina M, United sem dificuldade


Athletic Club 2-1 Manchester United FC (total: 5-3)

Um remate espectacular de Fernando Llorente ajudou o Athletic a conseguir mais um triunfo sobre os líderes da Premier League.

O Athletic Club voltou a derrotar o Manchester United FC, desta vez por 2-1, em San Mamés, e vai disputar, pela primeira vez em 35 anos, os quartos-de-final de uma competição europeia.

A equipa de Marcelo Bielsa foi muito elogiada depois de vencer por 3-2 em Old Trafford na primeira mão e não decepcionou os adeptos de Bilbau. 

Fernando Llorente e Óscar de Marcos marcaram os golos em mais uma bela exibição frente aos líderes da Premier League, que só conseguiram reduzir a desvantagem com um golo de Wayne Rooney ao cair do pano.

Os bascos só não abrilhantaram esta segunda parte com mas golos devido à ausência de Llorente, substituído pelo menos eficaz Toquero, e à atenção de De Gea, que voltou a parar uma mão-cheia de jogadas de perigo.

Apuramento, assim, mais do que merecido para os bascos, que vencem os dois jogos desta eliminatória e ficaram a dever a si mesmos dois resultados mais volumosos.

As duas equipas de Manchester, o United e o City, que lutam taco a taco pelo título Inglês, acabam hoje e em simultâneo, a sua aventura europeia nos torneios da Uefa. Quem diria?

O United soma a terceira derrota consecutiva em jogos europeus e despede-se sem glória das competições europeias, com Alex Ferguson a dar a entender, nesta partida, estar concentrado apenas na Premier League – em que recuperou a liderança recentemente.



Sporting de Sá Pinto, derruba Manchester City.


O Sporting apurou-se esta noite para os quartos-de-final da Liga Europa. Esteve a ganhar por 2-0 em Manchester, perdeu por 3-2 mas segue em frente após uma segunda parte de grande sofrimento.

A primeira oportunidade de golo para os “leões” surgiu na sequência de um canto, com Xandão a cabecear ligeiramente ao lado da baliza. Foi o primeiro aviso da equipa portuguesa, que mostrou sempre mais clarividência que os ingleses na hora de atacar.

Balotelli estava trapalhão na frente e trapalhão atrás. Foi assim no lance de que resultou o primeiro golo do jogo. 
Em vez de acompanhar a descida de Insúa no terreno, decidiu carregar o argentino pelas costas. Na cobrança do livre, Matías aproveitou o excesso de confiança de Joe Hart e fez o 0-1, aos 33’.


O City, que até então não conseguira libertar-se das amarras impostas pelo Sporting, ficou ainda mais trôpego e desleixado. Kolarov perdeu um lance individual na esquerda, não teve apoio no eixo quando Izmailov fugiu e o russo ficou com tempo e espaço para cruzar cirurgicamente para Wolfswinkel fazer o 0-2, aos 40’.


Roberto Mancini, no banco, limitava-se a abanar a cabeça mas o resultado limitava-se a espelhar a exibição mais conseguida dos “leões”.


No segundo tempo, o treinador dos “citizens” alargou a frente de ataque ao lançar Dzeko. 


E o Sporting abriu a primeira brecha na defesa aos 59’, quando Micah Richards atraiu as atenções da defesa leonina para deixar Aguero solto no coração da área. O internacional argentino atirou de primeira para o 1-2.


Já com Nasri em campo, o City carregou e chegou ao 2-2 na sequência de uma grande penalidade mal assinalada e cobrada por Balotelli, aos 75’. Pouco depois, Aguero fugiu pela esquerda, ganhou um canto e, na sequência do lance, desviou para a baliza um desvio de cabeça ao primeiro poste. Foi aos 81’.


Aos 83’, Dzeko cabeceou para fora após passe de Kolarov. Aos 87’, foi um lance semelhante, mas com Balotelli a cabecear para fora. O City insistia, o Sporting resistia, acabando por marcar presença nos quartos-de-final.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Será este o segredo de Messi?


Messi divertiu-se esta segunda-feira a fazer de Victor Valdés no treino do Barcelona. O capitão Carles Puyol gravou o momento para a posteridade e publicou-o na rede social «Twitter».
Ao que consta, a «Pulga» fartou-se de defender.

terça-feira, 13 de março de 2012

O Olympique de Marseille apurou-se, 19 anos depois, para os quartos-de-final da UEFA Champions League.


O Olympique de Marseille apurou-se, 19 anos depois, para os quartos-de-final da UEFA Champions League. Um golo crucial de Brandão nos descontos desempatou a eliminatória que, entretanto, Diego Milito empatara para o FC Internazionale Milano. Ainda assim, os milaneses chegariam ao triunfo na partida no derradeiro lance, por intermédio de Gianpaolo Pazzini.

A atravessar uma profunda crise de resultados, o Inter apresentou-se perante o seu público apostado em recuperar a desvantagem de um golo trazida de Marselha logo nos instantes iniciais.
Logo aos oito minutos, Wesley Sneijder teve nos pés a melhor ocasião de golo de toda a primeira parte, quando, com Steve Mandanda já no chão, rematou, à entrada da pequena-área, para uma miraculosa defesa do guardião gaulês.

O capitão dos marselheses voltaria a salvar a sua equipa três minutos depois, quando respondeu com uma defesa por instinto a um desvio com o peito de Diego Milito, na resposta a um cruzamento de primeira do lado direito de Sneijder.

Os comandados de Didier Deschamps somente conseguiram responder pela primeira vez aos 18 minutos, com Loïc Rémy, de regresso à equipa com Stéphane Mbia, a cabecear ao lado do poste direito, após cruzamento de direita de Morgan Amalfitano.

Até ao intervalo, e apesar de toda a animação que a partida foi conhecendo, só em mais duas ocasiões voltou a chegar à área do Marselha, com Sneijder, de livre directo, e Diego Forlán - este já no último minuto - a cabecear ao lado da baliza dos marselheses.

Na segunda parte, o Marselha apostou mais na contenção, enquanto Ranieri viu-se obrigado a retirar Sneijder por lesão trocando-o por Joel Obi. Já a ineficácia de Forlán fez com que o uruguaio fosse rendido por Pazzini. Este estaria mesmo ligado ao golo do Inter, que chegaria aos 75 minutos, por intermédio de Diego Milito. O argentino surgiu solto na área a recargar um primeiro remate de Pazzini contrariado por Jérémy Morel, após canto de Esteban Cambiasso, que também já entrara na segunda parte.

Com o golo apontado aos marselheses, Milito facturou pelo terceiro jogo consecutivo, depois dos dois tentos durante o fim-de-semana ao Chievo Verona e um na partida anterior, com o Calcio Catania. O compatriota do argentino, Cambiasso, também esteve perto de marcar e, assim, decidir a eliminatória a favor dos italianos, mas o seu cabeceamento da pequena área saiu sobre a trave.

Já em período de descontos, o Marselha acabou por chegar ao empate e garantir o apuramento, num lance convertido por Brandão, que entrara instantes antes. O brasileiro acorreu a um livre longo do guarda-redes Mandanda, ganhou nas alturas a Dejan Stankovic, foi mais rápido do que Walter Samuel a acorrer ao ressalto e, depois, rematou à meia-volta, batendo Júlio César com um remate pelo centro.

No entanto, o Inter chegaria à vitória no encontro na transformação de uma grande penalidade no sexto minuto dos descontos, com Pazzini a converter e a punir derrube a si próprio de Mandanda, que viu o segundo cartão amarelo, sendo assim expulso. 

Bayerne Munique habituou-se ao numero sete.


O FC Bayern München garantiu a passagem aos quartos-de-final, ao conseguir uma goleada de 7-0 na recepção ao FC Basel 1893, na segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, com golos de Thomas Müller, um bis de Arjen Robben e um "poker" de Mario Gomez.

Os alemães precisavam de anular a desvantagem de um golo e entraram ao ataque, com Robben a criar a primeira situação de perigo para a baliza de Yann Sommer aos seis minutos. O holandês não perdoou à segunda tentativa, aos dez minutos, beneficiando de um ressalto na sequência de um remate de Toni Kross à entrada da área. Isolado face a Sommer, não perdeu a oportunidade para inaugurar o marcador.

O primeiro quarto-de-hora foi de intensa pressão da equipa da casa e, no minuto seguinte ao golo, Sommer teve de aplicar-se a fundo para defender mais um remate de Robben. O guarda-redes suíço foi a grande figura da equipa visitante e, aos 22 minutos, mostrou reflexos fantásticos para defender um cabeceamento de Müller na sequência de um canto.

O Basileia conseguiu equilibrar o encontro, mas foi o Bayern que voltou a marcar, e por duas vezes, até ao intervalo. Robben desmarcou-se pela direita e serviu Müller no coração da área, com o jovem de 22 anos a elevar para 2-0 aos 42 minutos. O terceiro golo dos alemães surgiu apenas dois minutos depois, numa jogada de bola parada, com Badstuber a desviar um livre de Kross para a área e Gomez a empurrar para a baliza.

A equipa da casa não baixou o ritmo no segundo tempo e só precisou de cinco minutos para aumentar a vantagem. Franck Ribéry acelerou pela esquerda e cruzou para a área, onde Gomez bisou com um toque de grande classe. Os anfitriões repetiram a receita aos 61 minutos. Ribéry trabalhou bem no seu flanco e serviu Gomez com precisão, e o internacional alemão elevou para 5-0 com um golpe de cabeça.

O pesadelo da defesa do Basileia parecia não ter fim e, aos 66 minutos, o Bayern chegou ao sexto golo. O francês Ribéry voltou a banalizar os defesas adversários e colocou a bola no coração da área, onde Gomez, com um remate de primeira, apontou o seu quarto golo no encontro e décimo em sete desafios na UEFA Champions League.

O encontro não terminou sem mais um momento de festa para os adeptos de Munique. Bastian Schweinsteiger, que tinha entrado aos 70 minutos no regresso após longa paragem por lesão, descobriu Robben na área, o holandês tirou dois defesas e o guarda-redes do caminho e fez o 7-0 final.

domingo, 11 de março de 2012

Manchester United na liderança da Liga Inglesa.


O Manchester United FC substituiu o rival citadino do Manchester City FC na liderança da Premier League. 

O City ainda deve estar em recuperação psicológica pela derrota frente ao Sporting, com uma passagem no dia seguinte pela praia do Tamariz, que se apresentou em clara baixa de forma competitiva, para este encontro frente ao Swansea.

O City, que na próxima quinta-feira terá de dar a volta à derrota de 1-0 averbada frente ao Sporting na primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League, começou o dia com dois pontos de vantagem sobre o United no topo, mas perdeu pelo mesmo resultado de Lisboa no terreno do Swansea City FC, enquanto o detentor do título bateu em casa o West Bromwich Albion FC, por 2-0.

O guarda-redes do City, Joe Hart, adiou o golo do Swansea na etapa inicial ao defender uma grande penalidade apontada por Scott Sinclair, logo aos sete minutos. No entanto, nada pôde fazer quando o suplente Luke Moore marcou de cabeça a sete minutos do fim, quatro depois de ter entrado em campo, após cruzamento de Wayne Routledge.

Em Old Trafford, e sem o extremo português Nani, dois golos de Wayne Rooney em cada parte, o segundo de grande penalidade, pouco depois de Jonas Olsson ter sido expulso no WBA, deram o triunfo ao conjunto de Alex Ferguson, agora com mais um ponto de vantagem sobre o de Roberto Mancini.