Tradutor

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Manchester United vence Liverpool, num duelo entre Suárez e Evra.


Numa partida marcada pela expectativa do reencontro entre Luis Suárez e Patrice Evra, após o uruguaio ter sido acusado de racismo e suspenso por oito jogos, quem se destacou no jogo, foi Wayne Rooney. O atacante marcou os dois golos da vitória do Manchester United sobre o Liverpool, por 2 a 1, em Old Trafford neste sábado, e colocou a sua equipe na liderança provisória do Campeonato Inglês. O próprio Suárez ainda reduzio a vantagem do Manchester, ao ter marcado o golo do Liverpool.

O United tem agora 58 pontos - um a mais que o seu rival Manchester City, só que este tem um jogo a menos que será realizado neste domingo, quando visitar o Aston Villa. Já o Liverpool parou nos 39 pontos, na sétima osição, e vê cada vez mais distantes, as chances de chegar à Liga dos Campeões na próxima temporada.

A partida começou com um ambiente quente antes mesmo do apito inicial. No aperto de mãos entre os times, Suárez passou sem cumprimentar Evra, o que revoltou o lateral francês, que ainda tentou puxar o braço do uruguaio. Quando a bola rolou, Suárez passou a ser vaiado pelos adeptos do Manchester United, a cada toque na bola. Suárez, não se intimidou com o fato, e logo aplicou um chapéu justamente em Evra.

Atuando isolado no ataque do Liverpool e com decisões pouco inspiradas de Downing, Kuyt e Gerrard, o uruguaio Suárez recebeu pouco jogo no primeiro tempo e pouco fez. O United dominou a posse de bola e criou as melhores chances - a melhor delas, uma cabeçada de Scholes que parou em Reina - mas o resultado não se alterou. No balneário, uma suposta confusão entre os jogadores conturbou ainda mais o clima.

Logo no início do segundo tempo, porém, os donos da casa marcaram por duas vezes e em cinco minutos. Primeiro, Rooney aproveitou após a cobrança de um canto, para se antecipar a Glen Johnson e mandar um remate forte para as redes. Logo depois, o volante Spearing errou na saída de bola e Valencia serviu Rooney, que não desperdiçou a chance dentro da área.

Sem criatividade, o Liverpool melhorou quando o técnico Kenny Dalglish tirou Spearing e Kuyt para as entradas de Craig Bellamy e Andy Carroll. O jogo se equilibrou com a pressão do time visitante, que se lançou ao ataque da baliza do United.

Aos 35min, após cobrança de falta na área do Manchester, Ferdinand se atrapalhou e deixou a bola de oferta para Suárez; o uruguaio alançou as redes e se conteve na comemoração, apenas levando a bola de volta ao meio de campo. Suárez teve chance de empatar aos 47min ao se antecipar ao goleiro De Gea em cruzamento da direita, mas cabeceou para fora.

Apesar da pressão, o Liverpool não teve forças para chegar à igualdade. Após o apito final, o capitão Evra mostrou muita alegria e saiu pulando pelo gramado, indo até o local onde Suárez deixava o gramado para provocar o atacante. O uruguaio desceu para os vestiários de cabeça baixa e, após um pequeno princípio de confusão entre os jogadores, o clássico enfim chegou ao fim.

Chelsea e Villas-Boas em apuros, com nova derrota.


Com uma campanha irregular desde o início do Campeonato Inglês, o Chelsea voltou a perder neste sábado. A equipe comandada pelo português André Villas-Boas foi derrotada por 2 a 0 pelo Everton, fora de casa, e ficou fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. A partida foi válida pela 25ª rodada da competição.

Com este resultado, a equipa de Londres permaneceu no quinto lugar,com 43 pontos, mas foi ultrapassado pelo rival Arsenal, que venceu o Sunderland. O Chelsea ainda pode cair para sexto caso o Newcastle derrote o Tottenham. Já o Everton fica agora com 33 pontos e está na décima  posição.

Com uma postura mais ofensiva, o Everton abriu o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Pienaar aproveitou a sobra dentro da área e bateu com força e para cima, sem chances para Petr Cech. O golo que definiu a vitória dos donos da casa, saiu aos 26min da etapa final. 

Stracqualursi marcou e colocou o placard no seu resultado final, ou seja 2-0.

Na próxima ronda, o Chelsea recebe o Bolton. Já o Everton visita e vai enfrentar o Liverpool, no clássico da cidade.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fucile esbanja bom humor em sua apresentação



O lateral-direito Fucile teve a sua situação regularizada e já estreou no Santos, no segundo tempo da vitória sobre o Botafogo-SP, nesta quinta-feira, no Estádio Santa Cruz. Novo reforço do clube, o uruguaio impressionou o técnico Muricy Ramalho. Mas, além da boa atuação e dos elogios do chefe, Fucile chamou a atenção por outro fator: a sua animação.

Bem humorado, Fucile saudou os jornalistas presentes com um "beleza", ao sentar na mesa da Sala de Entrevistas Coletivas da Vila Belmiro. Sobre as suas características, Fucile brincou com um repórter, que havia perguntado como seria jogar em um time considerado de muita qualidade técnica no futebol brasileiro.


"Você quer dizer que eu não sou técnico? Sou técnico também", ironizou o uruguaio, antes de ouvir o restante da indagação e falar sobre as suas principais características. "Sou técnico também. O Porto (de Portugal, onde atuava) tinha um estilo de jogo assim. Joguei durante seis anos ali e fui titular quase sempre. 


Acho que tenho condições jogar em qualquer equipe. Aqui, vou ter mais possibilidade de avançar, liberdade para atacar e fazer o meu jogo. Espero que fiquem contentes comigo", comentou.
Sobre a sua estreia, Fucile comemorou a atuação diante do Botinha e não poupou elogios a Neymar, que desequilibrou a partida ao marcar três gols e dar o passe para o quarto. "Me senti muito bem. É um desafio jogar aqui, em uma das ligas mais fortes do mundo, e acho que fiz uma boa estreia. Mas ainda tenho muito para melhorar. Quanto ao Neymar, ele é fora de série. Como jogador, vocês sabem a qualidade dele, não preciso nem falar. Ontem (quinta) ele fez a diferença", destacou.


O alto astral de Fucile só ficou de lado quando foi levantada a hipótese de ele deixar o Alvinegro Praiano na metade deste ano, devido a uma cláusula colocada pelo Porto no seu contrato de empréstimo. No vínculo, os santistas são obrigados a liberarem o lateral caso apareça alguma proposta do futebol europeu e o clube brasileiro resolva não cobrir a oferta. Sem se envolver em polêmica, Fucile foi direto na resposta: "Sou jogador do Santos até que se acabe o meu contrato", resumiu.


Já sobre a participação na Copa Libertadores da América, competição que o ala uruguaio do Santos irá disputar pela primeira vez em sua carreira, Fucile demonstrou ansiedade para a chegada da estreia, diante do The Strongest (Bolívia), na próxima quarta, em La Paz.
"Temos que começar com o pé-direito. Sabemos que a Libertadores é complicada, ainda mais o primeiro jogo. É muito complicado jogar lá na Bolívia, por causa da altitude (de 3.660 metros), mas queremos ganhar. O mais importante é trazer os três pontos na bagagem", concluiu Fucile, de 27 anos e que disputou a última Copa do Mundo, como titular da Seleção Uruguaia.

Neymar sobre choque: "Fiquei totalmente sem ar"


Neymar foi o grande protagonista da vitória do Santos por 4 a 1, de virada, diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Porém, apesar dos três gols marcados e da grande atuação, a Joia santista passou por um momento delicado dentro da partida.

Já no fim do jogo, em uma dividida com o goleiro Juninho, Neymar foi atingido no pescoço e ficou deitado no gramado reclamando fortemente de dores. Após o término da partida, o garoto repercutiu o lance em sua conta no Twitter.

- Quanto ao lance (do choque), foram os minutos mais tristes da minha vida. Acabou atingindo meu "gogó". Fiquei totalmente sem ar, tentei puxar e não conseguia. - declarou Neymar.

O santista, que chegou a ficar alguns minutos estirado no chão, foi atendido ainda no gramado e logo depois retornou a campo.

Aimar quer continuar a jogar, apesar das dificuldades físicas


"Não, não quero parar. Nunca disse que ia abandonar. Eu adoro treinar, o balneário, onde há muitas super estrelas mas que, no fundo, são rapazes normais. No relvado somos parte da equipa. Um grupo de rapazes numa equipa", descreveu.

Contudo, Aimar alertou para o facto de o futebol ser "um desporto de contacto que deixa marcas fisicamente".

"É difícil estar sempre no topo da forma e tenho tido alturas difíceis, mas terei sempre sonhos, alguns por realizar", afirmou, preferindo manter-se focado nas "coisas que resultaram bem".

Os recentes elogios por parte de figuras como o treinador escocês do Manchester United, Alex Ferguson, ou do seu compatriota e melhor jogador do Mundo, Lionel Messi (FC Barcelona), deixaram-no "orgulhoso".

Ryan Giggs, mais um ano com o Manchester United



Quando Ryan Giggs terminar o novo contrato com o Manchester United estará a apenas quatro meses para completar de 40 anos.

O extremo galês, que representa o campeão inglês desde 1987, já conquistou 12 campeonatos pela equipa de Manchester, duas ligas dos campeões e este época já foi utilizado em 22 jogos.
Alex Ferguson, que deu o aval à contratação de Giggs quando o jogador tinha 14 anos, mostrou-se satisfeito com a renovação do galês: “O Ryan é um jogador maravilhoso que reinventa e adapta a todas as mudanças do jogo. Além disso, mantém o mesmo desejo e vontade de ter sucesso.”
O treinador escocês considera Giggs “um exemplo para os outros” e salienta que “os jogadores mais novos têm uma grande oportunidade de aprender com um atleta que vai continuar a quebrar recordes que ninguém alcançará”.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Barcelona na final da taça do Rei.


A equipa de Pep Guardiola bateu o Valência (2-0) na segunda mão da meia-final da Taça do Rei e garantiu um lugar na final diante do Athletic de Bilbau.

Os dois clubes com mais títulos na Taça do Rei de Espanha defrontam-se este ano na final: o Barcelona (25 troféus) venceu o Valência por 2-0, na segunda mão da meia-final, e juntou-se ao Athletic de Bilbau (23 triunfos), que já tinha afastado o Mirandés.
Fabregas e Xavi fizeram os golos “blaugrana”.
Em Itália, na primeira mão da meia-final da Taça, a Juventus ganhou em casa do Milan por 2-1, com um “bis” de Martín Cáceres.

Sporting vai à final da Taça de Portugal.


O Sporting garantiu nesta quarta-feira a presença na final da Taça de Portugal, ao vencer na Choupana por 3-1 o Nacional da Madeira no jogo da segunda mão, depois de um empate em Alvalade (2-2) no primeiro jogo.

Depois de terem sido eliminados da Taça da Liga, os "leões" garantiram assim o direito de estar no Estádio Nacional a 20 de Maio próximo, onde terá como adversário a Académica de Coimbra, que eliminou a Oliveirense. Nunca as duas equipas se defrontaram numa final da Taça de Portugal.
O empate em Alvalade dava vantagem ao Nacional, pelo que cabia ao Sporting assumir as despesas de jogo. E foi do pé direito de Fabian Rinaudo, regressado à equipa três meses e meio depois, que a formação de Domingos Paciência começou a construir um apuramento, um belo remate do médio argentino aos 17' que não deu hipóteses ao guarda-redes Vladan.
As esperanças do Nacional pareciam diminuir com a expulsão de Rondón aos 56', mas pouco depois, aos 63', Diego Barcellos fez o empate de cabeça, antecipando-se a Polga, um golo que recolocou os madeirenses no comando da eliminatória.
Um penálti convertido por Wolfswinkel aos 75' voltou a colocar o Sporting na frente do resultado e das meias-finais, e, no último minuto, João Pereira, numa grande jogada, fez o 3-1.
O Sporting garantiu a sua 26.ª presença em finais da Taça, a primeira desde 2008

Capello demite-se da selecção inglesa



A quatro meses do Euro 2012, a selecção inglesa ficou sem técnico. Fabio Capello apresentou a demissão nesta quarta-feira, após uma reunião com o presidente e o secretário-geral da Federação inglesa.

“Gostaria de salientar que na reunião de hoje e durante toda a sua passagem pelo cargo de seleccionador inglês, Fabio Capello teve uma conduta extremamente profissional. Aceitámos a demissão, concordando que é a decisão correcta. Gostaríamos de agradecer a Fabio Capello pelo seu trabalho ao serviço da selecção inglesa e desejar-lhe o maior sucesso no futuro”, declarou o presidente da Federação, David Bernstein, em declarações reproduzidas pela página oficial do organismo na Internet.
O tema que dominou o encontro foi a decisão de retirar a braçadeira de capitão da selecção inglesa a John Terry, defesa do Chelsea. Capello foi contrário à decisão e não se coibiu de a criticar publicamente. Em declarações à emissora italiana RAI, confessou discordar “em absoluto” da medida. “Creio que o correcto seria John Terry manter a braçadeira de capitão”, acrescentou, na altura, o técnico.
As declarações não caíram bem entre os dirigentes da FA, que aceitaram o pedido de demissão de Fabio Capello. O italiano, que sucedeu a Steve McClaren no cargo após a qualificação falhada para o Euro 2008, é o técnico com maior percentagem de vitórias ao serviço da selecção inglesa, segundo dados da empresa de estatística desportiva Opta: 28 triunfos em 42 jogos, ou 66,7%. Alf Ramsey, que esteve ao leme da selecção inglesa entre 1963 e 1974, é o segundo melhor nesse ponto (61,1%). Sven-Göran Eriksson, que orientou a 

Inglaterra entre 2001 e 2006, teve 59,7%.
A especulação relativamente ao sucessor de Capello não demorou a aquecer. Entre os nomes referidos com maior insistência estão os de Harry Redknapp (Tottenham) e Stuart Pearce (sub-21 de Inglaterra). Alan Pardew (Newcastle) e Roy Hodgson (West Bromwich) também são apontados como possibilidades, num grupo em que são referidos alguns estrangeiros: Martin O’Neill (norte-irlandês, do Sunderland), Rafael Benítez (sem clube desde que deixou o Inter) e... José Mourinho, treinador do Real Madrid.
A Federação inglesa marcou uma conferência de imprensa para quinta-feira, em que dará esclarecimentos adicionais sobre o futuro da selecção inglesa

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nacional - Sporting; Amanhã serão lençóis brancos?


O treinador do Sporting, Domingos Paciência, desvalorizou os lenços brancos mostrados pelos adeptos, após a derrota frente ao Gil Vicente (1-0), que afastou a equipa de Alvalade da Taça da Liga.

Domingos Paciência (Treinador do Sporting)
"Perdemos várias oportunidades para passar à fase seguinte. Na primeira parte, jogámos melhor e podíamos ter chegado ao intervalo a vencer. Depois, houve a grande penalidade e a expulsão. 

Não há nada a apontar aos jogadores, que tudo fizeram para vencer.
(Momentos do jogo) Houve duas situações que sentenciaram o encontro. Uma grande penalidade duvidosa, se é dentro ou fora da área, e outra (sobre Matías Fernandez) que ficou por assinalar.
(Lenços brancos dos adeptos) Vou continuar a fazer o meu trabalho. É natural que os adeptos não estejam contentes. A derrota também deixou a equipa triste, uma vez que tudo fez para ganhar.
(Taça de Portugal) Temos ainda a segunda prova mais importante em Portugal. Vamos defrontar na quarta-feira o Nacional e, se mantivermos este caudal ofensivo, estamos mais próximos de ganhar. Vamos apostar na Taça de Portugal, no Campeonato e na Liga Europa. Vamos acreditar. Acredito sempre que vou ganhar".

Liverpool canta, "cat, cat, cat"


Gatos e jogos de futebol são assuntos não relacionados. Até agora. Porque na segunda-feira à noite um pequeno felino invadiu o relvado durante o jogo entre o Liverpool e o Tottenham (0-0), tornando-se um fenómeno nas redes sociais.

O “gato de Anfield”, como já é conhecido, entrou no relvado logo nos minutos iniciais e passeou-se pelo relvado, entrou na área do Tottenham e retirou-se para a linha lateral, sendo depois apanhado por um dos assistentes de recinto desportivo.
Até aqui tudo (relativamente) normal, até porque não é a primeira vez que um animal entra no relvado de um estádio.
O gato, no entanto, acabou por ganhar notoriedade. Logo no estádio, os adeptos do Liverpool adoptaram para os seus cânticos, cantando "cat, cat, cat" em vez do habitual "attack, attack, attack".
E nas redes sociais o gato de Anfield começa a ser famoso. Sucedem-se os vídeos no YouTube e até foi criado um perfil no Twitter (AnfieldCat), que em poucas horas registou cerca de 20 mil seguidores.
Em mais um exemplo do humor britânico, essa conta no Twitter já começou a fazer piadas futebolísticas: “O Villas-Boas já me ligou a pedir para ensinar ao Fernando Torres a entrar na área”, foi um dos "tweets" já publicados. “O Fernando Torres está com ciúmes por eu ter recebido uma ovação maior do que alguma vez teve em toda a época”, foi outra das piadas visando o avançado espanhol do Chelsea.

O dia em que Messi foi derrotado.


O tenista sérvio Novak Djokovic foi designado como o melhor desportista de 2011, recebendo o prémio Laureus, numa corrida em que bateu, entre outros, o futebolista argentino Lionel Messi.

“Foi uma luta exigente, considerando a grandeza dos nomeados. Todos fizeram uma temporada extraordinária em 2011. Não posso pedir mais”, disse Djokovic, que em 2011 venceu três Grand Slam (Austrália, Wimbledon e Open dos EUA) e destronou Rafael Nadal como número um mundial.
Djokovic recebeu o prémio nesta segunda-feira em Londres, uma semana depois de conquistar o Open da Austrália.
O melhor tenista da actualidade entrou em 2012 cheio de confiança e nem sequer pensa em optar pela aposta em Roland Garros ou nos Jogos Olímpicos. “Por que não os dois?”, questionou Djokovic, que nunca venceu o Grand Slam francês.
Se vencer em Paris, o sérvio junta-se à elite dos tenistas (Roger Federer, Rafael Nadal, Andre Agassi, Don Budge, Fred Perry, Rod Laver e Roy Emerson) que já venceram os quatro principais torneios de ténis.
A gala dos prémios Laureus, no entanto, não pertenceu exclusivamente a Djokovic. É certo que Messi perdeu, mas a sua equipa não saiu de mãos a abanar: o Barcelona foi designado como a melhor equipa de 2011, depois de uma temporada em que venceu a Liga Espanhola, a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes.
“O segredo desta equipa é o coração, os sentimentos. Temos a cor do sangue, como os nossos pais e os nossos avós”, disse Sandro Rosell, presidente do clube catalão, que subiu ao palco para receber o galardão.
Entre os outros distinguidos em 2011 estiveram a fundista queniana Vivian Cheruiyot, que foi eleita a melhor desportista feminina, depois de uma temporada em que foi campeã mundial dos 5000 e 10.000 metros.