Tradutor

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nesta vai deixar o Milan este Verão


O antigo internacional italiano Alessandro Nesta vai deixar o Milan este Verão, após dez anos e duas vitórias na UEFA Champions League, podendo rumar aos Estados Unidos.
O antigo defesa internacional italiano Alessandro Nesta vai deixar o AC Milan este Verão, após dez anos ao serviço do clube.
O veterano de 36 anos, antigo capitão da S.S. Lazio, ingressou no Milan antes da temporada 2002/03 e imediatamente ajudou os "rossoneri" a ganharem a UEFA Champions League, feito que repetiu em 2007, depois de ter perdido a final dois anos antes.
"Esta é a minha última época no Milan, estou de saída", disse esta quinta-feira em conferência de imprensa. "É difícil disputar cada jogo quando existem muitos durante uma época, e eu não gosto de ficar no banco de suplentes. Gostaria de ter uma experiência diferente, sentindo-me ao mesmo tempo importante para a equipa."
Internacional italiano em 78 ocasiões e vencedor do Campeonato do Mundo em 2006, Nesta também ganhou o "scudetto" duas vezes pelo Milan, num palmarés que já contemplava um com a camisola da Lázio. "Tomei esta decisão depois de passar dez anos maravilhosos neste grande clube, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e ganhar vários troféus", acrescentou.

Radamel Falcao e o conselho do seu pai.


Radamel Falcao disse ter sido um conselho que recebeu do seu pai a dar início ao decisivo desempenho frente ao Athletic, que terminou com dois golos e a conquista do troféu.

Superlativos estiveram em falta para descrever a prestação de Radamel Falcao no jogo de Bucareste, que decidiu com dois excelentes golos logo na primeira parte, deixando o Club Atlético de Madrid a caminho do triunfo na UEFA Europa League sobre o Athletic Club. Mas o colombiano limitou-se a fazer aquilo que lhe pediram, conforme assumiu na hora da consagração.
O jogo tinha sete frenéticos minutos decorridos quando o internacional colombiano recolheu um passe de Diego, controlou a bola com o pé esquerdo e, quando Fernando Amorebieta escorregou, rematou em arco para um tento monumental, sem possibilidade de defesa para Gorka Iraizoz. "Eu estava a tentar ganhar espaço e, quando o consegui, rematei logo", disse o jogador de 26 anos. "O meu pai sempre disse que devo apontar sempre ao poste mais distante e, pela primeira vez, fi-lo. Ele ficará feliz", confessou.
Decididamente que sim – avaliar pelos festejos na sua terra natal que saudaram, há um ano, o seu triunfo pelo FC Porto, assim como no resto da Colômbia. A mudança de Portugal para Espanha no Verão passado, admite Falcao, não mereceu tamanha unanimidade: "Quando me mudei para o Atlético, muita gente disse que eu estava a cometer um erro. Esperei por este momento para lhes poder dizer que o erro era deles, por terem dito isso."


terça-feira, 8 de maio de 2012

Cadu (Cluj) expulso e agredido


Cenas dramáticas no derby de Cluj. O português Cadu foi agredido por um adepto e pelo massagista da Universitatea Cluj, segundos após ter sido expulso. O vídeo demonstra a confusão que se instalou no túnel do emblema adversário do CFR Cluj.
Tudo começou na sequência de uma grande penalidade, muito contestada pela equipa do Universitatea. Cadu fez golo na transformação do castigo máximo e nos festejos beijou o emblema que leva ao peito, mesmo em frente a um setor onde estavam os adeptos mais radicais do Universitatea Cluj.
O guarda-redes Bornescu não gostou e agrediu o português. Foram os dois expulsos. A caminho do túnel, Cadu foi apertado e acabou mesmo por levar murros e pontapés de elementos exteriores ao jogo.
A equipa de arbitragem decidiu suspender a partida aos 27 minutos de jogo. As reações não se fizeram esperar.
Claudiu Niculescu, treinador do Universitatea Cluj, arrasou o português. «O Cadu não era ninguém antes de vir para a Roménia. Ele não presta!»

O presidente do CFR Cluj, Iuliu Muresan, saiu em sua defesa. «Ele só beijou o emblema do nosso clube em frente aos adeptos rivais. Isso emotivo para acontecer isto tudo?»

Uma final é algo único e irrepetível e é essa a diferença


Uma final europeia entre dois rivais domésticos inevitavelmente gera mais história do que o habitual. Ainda assim, entre todas as peculiaridades de um confronto entre um Atlético e um Athletic, os dois treinadores argentinos e as riscas vermelhas e brancas partilhadas, que o clube de Madrid foi inspirado a adoptar pelo seu quase-homónimo basco, a verdade da final da UEFA Europa League, na quarta-feira, em Bucareste, é que esta é uma ocasião tão especial como se as duas equipas nunca se tivessem cruzado.
"Uma final é algo único e irrepetível e é essa a diferença", disse o treinador do Athletic Club, Marcelo Bielsa. Foi um ponto-de-vista partilhado por Diego Simeone, seu homólogo do Club Atlético de Madrid e outrora pupilo na selecção argentina. O Atlético pode ter ganho a competição há dois anos, e contar nas suas fileiras com o autor do golo da vitória na final da época passada, Falcao, mas Simeone também destacou a natureza única do embate.
"Uma final é sempre especial", disse. "Temos que a viver com o desejo de um jovem que começou agora a carreira e a experiência de outro que já anda nestas andanças há muito tempo." Simeone espera ver "uma equipa com bastante carácter", e tem razões para crer nisso. O Atlético, designada equipa da casa, ganhou 11 jogos consecutivos na competição e é a equipa mais concretizadora, com 30 golos desde o início da fase de grupos.

Falcao, visto por alguns sectores como um especialista na prova.



O festival de música de Bucareste, EUROPAfest, decorre em grande estilo, mas, numa altura em que o futebol assumiu temporariamente o palco principal, Radamel Falcao salientou que o Club Atlético de Madrid não é um conjunto de um elemento só.
Após ter acrescentado esta época dez tentos aos 17 que logrou na temporada passada, na caminhada do FC Porto até à conquista da UEFA Europa League, incluindo o único tento da final de Dublin, o ponta-de-lança colombiano é visto por alguns sectores como um especialista na prova. Algo que, insiste o próprio, não podia estar mais longe da verdade.
"Um golo em jogos como este marca um jogador", disse quem até acabou por ter uma estação de metropolitano temporariamente baptizada com o seu nome. "Se marcamos em jogos como este, há um sentimento muito especial, ajuda-nos a descontrair. Mas o mais importante é sempre vencer."
O Atlético é favorito frente ao Athletic Club e atravessa um excelente final de época, levando sete jogos sem perder na Liga espanhola, o que vale aos "colchoneros" chegarem à derradeira jornada com possibilidades de conquistar um lugar de acesso à UEFA Champions League. No entanto, Falcao não dá nada como garantido. "Este será um jogo muito difícil – tal como qualquer outra final. Ambas as equipas querem vencer e podem ganhá-la. Os treinadores conhecem-se muito bem, tal como as equipas. Acredito que serão os pormenores a fazerem toda a diferença."
O entusiasmo e a expectativa são tangíveis, apesar de os seus seguidores no Twitter já o saberem, uma vez que as suas mensagens a esse respeito são cada vez mais frequentes – os seus elogios ao filme "American Reunion" podem rapidamente passar a ser parte do passado (ou, pelo menos, uma página virada). Todavia, Falcao está bastante concentrado no presente, encontrando-se à beira de algo único: tornar-se no primeiro jogador a conquistar a UEFA Europa League em épocas consecutivas por clubes diferentes.