Tradutor

sábado, 21 de janeiro de 2012

Barcelona, e o poder do buda Pepe Guardiola.


Mais uma vez nesta quarta-feira passada, a realidade demonstrou que este Barcelona é muito mais forte que o atual Real Madrid de Mourinho. Mas será que é só em termos futebolísticos?

Contudo, já no campeonato, a situação é muito diversa desta eliminatória da copa, ou dos jogos entre estas duas equipas, pois o Real Madrid controla o mesmo, com uma mão de ferro, e não dando sinais de qualquer tipo de descanso, perante os 5 pontos de vantagem que leva sobre o Barcelona.

Sabendo disso, e numa tentativa de serenar as suas tropas e melhor prepara-las psicologicamente para a adversidade que se avizinha, Guardiola pediu aos seus jogadores para se esquecerem do segundo jogo desta eliminatória da Taça do Rei, a disputar em Camp Nou na próxima quarta-feira, e concentrarem-se ao máximo na disputa do jogo entre o Barcelona e o Málaga. A margem de erro é mínima.

Para marcar claramente este seu pedido, Pepe Guardiola concedeu ontem aos seus jogadores um dia de folga extra, fugindo assim aos hábitos normais do Barcelona.

Para demonstrar que a eliminatória ainda está em aberto, e que leva muito a sério a capacidade que este Real Madrid vem demonstrado, Guardiola decidiu que o Barcelona viajaria para Málaga mais cedo, afim de também ser possível a equipa retornar a Camp Nou no fim do jogo a disputar com o Málaga, em vez de o fazer no dia seguinte. Isto para permitir que a preparação do jogo frente ao Real Madrid, seja iniciada pela manhã de segunda-feira, em vez de o ser na terça-feira. A calma e a ponderação, impera em todos os sentidos, no estilo de Pepe Guardiola.

Guardiola, apesar de ter à sua disposição uma equipa de jogadores fantásticos, que executam todas as vertentes do jogo, como uma afinada orquestra sinfónica na execução das melhores óperas mundiais, não se desleixa, nem se esquece que é na organização e método sobre os mais pormenores e detalhes, que as equipas normalmente vencedoras, se tornam imbatíveis e únicas.

Nos fantásticos dias que atualmente disfrutamos, em que quase tudo está descoberto e se encontra à nossa disposição à simples distância de um clik, a diferença afirma-se por aqueles que sabem que é no trabalhar dos pequeníssimos pormenores, que o todo das suas equipas, farão a diferença para os seus adversários.

Por isso, aquele passe milimétrico de Messi, que num minuto ou segundo, desmoronaram por completo a muralha aguerrida e defensiva do Real Madrid, na última quarta-feira.

O poder de concentração deste Barcelona, é a sua enorme vantagem sobre os seus diretos adversários, pois durante os 90 minutos de jogo, poucos ou nenhuns momentos de desconcentração existem. Mais do que saber jogar a bola, os jogadores do Barcelona revelam acima de tudo, como indivíduos e por conseguinte como equipa, uma capacidade enorme de controlo emocional, mantendo a cabeça fria, perante as ocorrências do jogo, para que a defesa da sua equipa não abra brechas. Veja-se o caso do golo do Real Madrid, protagonizado por Ronaldo:

Com outra equipa, aquele golo que Ronaldo marcou a Pinto pelo meio das pernas, despoletaria uma sequência de situações anímicas e psicológicas, com os consequentes erros, em que desde o guarda-redes aos seus centrais, a angústia e o nervoso miudinho pela vergonha passada, seriam suficientes para se esquecerem das ações que deveriam executar como equipa durante os 90 minutos, e passariam a pensar como se resgatar individualmente pela humilhação sofrida.

As ações individuais de alguns jogadores do Real Madrid, no último jogo da quarta-feira passada como por exemplo, Pepe e Coentrão, são reveladoras da falta de capacidade mental e psicológica que alguns exibem para aguentarem a enorme pressão de jogar contra este Barcelona que joga concentrado os noventa minutos de jogo, e que quando abre brechas rapidamente se recompõem, e com calma e muita serenidade se impõem perante os adversários.

Estes jogadores do Barcelona, para além de serem grandes futebolistas e acreditarem cegamente nas suas capacidades, exibem uma estaleca psicológica mais consentânea para a prática de partidas de Xadrez ou de Póquer, em que através do bluff, dizimam tudo e todos, como os grandes mestres mundiais que percorrem os maiores casinos do mundo. Sintomático.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Contestação cerrada a Mourinho e Pepe.

A contestação dos adeptos do Real Madrid, tem vindo a aumentar de tom. Mourinho e Pepe, tem estado debaixo de um fogo cerrado, de alguns dos mais acérrimos defensores dos bons costumes praticados pelo Real Madrid.

“Desde que chegou, Mourinho tem colocado em causa os velhos valores praticados pelo Real Madrid, que eram os mais comuns, como sejam; Desportivismo, Nobreza e Respeito. O marketing vende valores, e o Real Madrid perde-os em grandes quantidades, com atitudes como as de Mourinho, quando colocou o dedo no olho do seu adversário, bem como com as constantes diabruras de Pepe.

A imagem do Real Madrid, começa a ser muito má, e é importante que se reflita desde já seriamente sobre essa situação.”

Palavras muito duras, proferidas por Alfredo Relaño, hoje no diário AS.http://www.as.com/opinion/articulo/pie-pepe-dedo-mourinho/20120120dasdaiopi_1/Tes

Zidane sai em defesa de Pepe e Mourinho.

Zinedine Zidane saiu em defesa do zagueiro Pepe e do treinador José Mourinho, ambos portugueses e do Real Madrid, que estão sendo alvo de intensas críticas da imprensa espanhola depois da derrota do time para o Barcelona pela Copa do Rei, na quarta-feira.

A imprensa madrilenha, geralmente leal ao Real Madrid, disse que Mourinho escolheu uma tática "negativa" na derrota por 2 x 1, e que Pepe agiu de forma inadmissível ao dar um pisão na mão de Lionel Messi.

"Acho que todas as críticas dirigidas ao Madrid, ao seu treinador e aos jogadores são muito injustas", disse o francês, que jogou pelo Real, à edição de sexta-feira do jornal As.
"Pepe é um jogador do qual você quase não escuta um pio fora do campo. É um camarada charmoso, muito elegante. Mas, quando ele entra em campo, fica obcecado com vencer, e essa ansiedade pela vitória o faz cometer erros."

"Obviamente, ele se desculpou pelo que fez, mas Pepe é um jogador que dá tudo de si no campo de jogo, e às vezes vai ao limite", acrescentou Zidane, que desde julho trabalha como diretor de futebol do clube madrilenho.

Os jornais As e Marca continuaram recriminando Pepe e Mourinho na sexta-feira. O Marca questionou o Real por divulgar na quinta-feira uma mensagem no seu canal de TV dizendo que Pepe pisou sem querer na mão de Messi.

"Pepe tem uma realidade distorcida, e fez do Real Madrid cúmplice numa ação que envergonhou os torcedores do clube", disse um artigo opinativo publicado no Marca.
Carles Vilarrubi, vice-presidente do Barça, disse que "ninguém acredita" na justificativa apresentada por Pepe. Ele comparou o incidente a um caso ocorrido em agosto, quando Mourinho enfiou um dedo no olho do treinador-adjunto do Barcelona, Tito Vilanova, ao final do jogo da Supercopa Espanhola.

"O problema é que as pessoas se sentem protegidas", disse Vilarrubi a uma rádio. "Após o incidente do dedo no olho, o clube emitiu uma justificativa (o Real disse que Mourinho foi provocado). Isso gera uma cultura em que Pepe se sentiu livre para agir e fazer o que fez.

O mundo todo viu. O Barça não precisa fazer queixas oficiais."
A manchete do Marca na sexta-feira foi "Os sete pecados de Mourinho", remetendo a um artigo que criticava o treinador português por sua tática, pela escalação do time, pelas substituições e pela análise que fez após o jogo de quarta-feira.

Zidane defendeu Mourinho, dizendo que ele acumula estatísticas "incríveis" desde que chegou ao Real. "E pensar que alguns duvidam do seu compromisso com o Madrid e (dizem) que ele vai permanecer só por dois anos e irá embora. Sinceramente, prefiro que ele fique só dois ou três anos e faça algo grande, a alguém que fique dez (anos) e não faça nada."

O Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol, pega o Athletic Bilbao no domingo, e na quarta-feira tentará reverter a vantagem do Barcelona no jogo de volta das quartas de final da Copa do Rei.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mais uma vitória para Pepe Guardiola.

Ai se eu te pego! Alves e Abidal, após o 2º golo do Barça.
Em mais um emocionante e nervoso clássico entre Barcelona e Real Madrid, o lado catalão saiu vitorioso novamente. Nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, a equipe visitante derrotou o atual campeão da Copa do Rei por 2 a 1, de virada, e ficou mais perto da semifinal.
Com o triunfo, o Barcelona tem a vantagem do empate na partida do Camp Nou, além de poder perder por 1 a 0 que ainda avança de fase. O próximo adversário sai do duelo entre Valencia e Levante.
Além da derrota, a torcida do Real ainda viu o rival dançar o sucesso do cantor brasileiro Michel Teló em pleno Santiago Bernabéu. Quando o francês Eric Abidal fez o gol da virada, saiu para comemorar com Daniel Alves, e juntos eles fizeram a coreografia de Ai, Se Eu Te Pego. Cristiano Ronaldo havia aberto o placar, com Puyol obtendo o empate.
Além disso, o Barcelona chegou a uma marca histórica. É o primeiro time a visitar o Real Madrid em sete vezes consecutivas e sair da capital espanhola sem uma derrota sequer.
O Barcelona só teve uma alteração em relação ao time titular: Pinto surgiu no gol substituindo Valdés. Já o Real contou com uma escalação bastante modificada. Altintop foi escalado na lateral direita, e Ricardo Carvalho formou a dupla de zaga com Sergio Ramos. Com Marcelo no banco de reservas, Fábio Coentrão jogou pela esquerda, e Lass Diarra e Pepe na contenção.
O Real Madrid iniciou de modo parecido com o último clássico disputado no Santiago Bernabéu. A marcação na saída de bola adversária foi a tônica dos primeiros minutos, e o Barcelona tinha dificuldade de usar o tradicional toque de bola. E com 10 minutos a vantagem no placar era do time da casa. Benzema achou Cristiano Ronaldo com grande passe, e o português finalizou por entre as pernas de Pinto após driblar Piqué e Daniel Alves.
A primeira jogada de ataque do Barcelona saiu três minutos depois, quando Iniesta passou fácil por Altintop e chutou no canto direito - Casillas defendeu. Com o jogo equilibrado, os catalães criaram perigo em cabeçada de Sanchez que acertou a trave. Na sequência, o futebol deu lugar a lances pegados, e Pepe e Piqué receberam cartão amarelo.
Messi apareceu pela primeira vez aos 23min, em chute potente pela esquerda que obrigou Casillas a fazer grande defesa. O Barcelona passou a ter o jogo à sua cara, e Iniesta ficou perto do empate aos 28min, mas arrematou para fora. Os lances ofensivos foram aos poucos se tornando raros, e o Real basicamente marcava a troca de passes adversária.
Depois do intervalo, o Barcelona contou com três minutos para empatar. Em cobrança de escanteio, Puyol aproveitou desatenção de Pepe e cabeceou com força para o fundo das redes. A virada ficou perto de ocorrer quatro minutos depois, em chute de Fábregas que só não virou gol por desvio de Sergio Ramos. A resposta madridista saiu aos 10min: Altintop fez jogada pela direita, deixou Iniesta no chão e cruzou para Benzema cabecear na trave direita.
Buscando equilibrar a partida, José Mourinho promoveu duas mudanças: tirou Diarra e Higuaín para as entradas de Ozil e Callejón. A partida voltou a ficar quente, com direito a pisão de Pepe na mão de Messi. O Real não era capaz de um chute a gol, e tinha Cristiano Ronaldo bastante apagado.
Se o português não conseguia criar, Messi produziu. O argentino deu grande passe para a entrada surpresa de Abidal na área, que tocou na saída de Casillas. Como o resultado já era desastroso, Mourinho, enfim, tirou Pepe para colocar Granero. O clima, porém, era de mais uma vitória do Barcelona sobre o Real Madrid.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

«Este ano os árbitros prejudicam-nos mais»


Xavi Hernández manifestou, esta segunda-feira, algum desagrado quanto à arbitragem desta temporada na liga espanhola, em relação ao Barcelona, mas também confessou que nem sempre foi assim.

«O penalti frente ao Espanhol, o de ontem [domingo, ante o Bétis]... Este ano prejudicam-nos mais do que nos beneficiam, mas nos outros anos não foi assim. São ossos do ofício. Os árbitros têm de tomar decisões muito, muito rápidas e é normal. Não nos queremos queixar, simplesmente é esta a realidade», disse o médio «blaugrana».

A dois dias do Real Madrid-Barcelona, para a primeira mão dos quartos-de-final da Taça do Rei, o internacional espanhol fez a antevisão e falou da importância de seguir em frente. «Não sabemos especular, tentamos e jogamos ao ataque, queremos dominar e fazer golos. É o que se vê em todos os jogos, um jogo alegre e vistoso no ataque. Quantos mais golos fizermos fora de casa, melhor. Vamos jogar com a nossa filosofia, porque não sabemos jogar de outra maneira que não esta. Gosto de jogar no Bernabéu e em estádios grandes, bonitos e históricos. 

É um campo especial para mim e para todos os «barcelonistas». Tem um extra de motivação e faz com que o jogo seja mais tenso e intenso», referiu.

Por isso, vencer será importante porque o Barça quer vencer a Taça e há ainda muito campeonato e outras competições pela frente: «Não sei o que vai acontecer, mas seria um golpe anímico importante o de ganhar ou não ganhar. Vamos tentar competir com eles e passar a eliminatória, com o objetivo de vencer esta Taça. Veremos quem ganha e qual o estado anímico.»

Fonte;maisfutebol

domingo, 15 de janeiro de 2012

Braga sobe ao 3º lugar.

O Sporting saiu derrotado do duelo frente ao Sp. Braga, por 2-1, tendo desta forma descido para o quarto lugar, precisamente por troca com a formação minhota, no final da primeira volta da Liga portuguesa.
Depois de uma primeira parte sem golos, com um par de situações de perigo para cada lado, os "leões" abriram o segundo tempo com uma ocasião soberana.

Matías Fernández tirou Ewerton do caminho já no interior da área bracarense e atirou ao poste quando estavam decorridos 47 minutos.
Contudo, os "arsenalistas" responderam de pronto e chegaram ao golo aos 50 minutos, na sequência de um contra-ataque rápido. Lima cruzou do lado direito e a bola acabou por sobrar para Hélder Barbosa, que teve arte e engenho para rodar e picar o esférico sobre Rui Patrício.
Aos 64 minutos, o Braga voltou a aproveitar no contra-golpe e chegou ao 2-0 por intermédio de Lima. Aos 73 minutos a formação de Alvalade reduziu pelo recém-entrado Andre Carrillo, após falha do guarda-redes Quim, mas os comandados de Leonardo Jardim seguraram o triunfo até final, tendo subido ao terceiro lugar da classificação.

FC Porto não desarma, na luta contra o Benfica.


O FC Porto recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0 este sábado, num dia em que o Benfica cimentou a liderança na Liga portuguesa no final da primeira volta, ao golear o V. Setúbal por 4-1.

Os "dragões", que ficaram sem o concurso de Hulk ainda na primeira parte, devido a lesão, chegaram à vantagem aos 42 minutos, por intermédio de James Rodríguez. No segundo tempo, os vila-condenses tentaram reagir à desvantagem mas Rodríguez acabou por bisar aos 80 minutos, selando o triunfo dos portistas, que viram Rolando ser expulso perto do fim. 

Com este resultado, o Porto mantém-se no segundo posto, a dois pontos do Benfica, já que as "águias" golearam em casa o V- Setúbal, por 4-1.
Os "encarnados" começaram o jogo da pior forma, já que o V. Setúbal chegou à vantagem logo aos sete minutos, por intermédio de Neca. O médio sadino rematou à entrada da área, a bola embateu em Luisão e acabou por trair o guarda-redes Artur.


Aos 25 minutos, os comandados de Jorge Jesus chegaram ao empate, na sequência de um remate colocado de Nolito, numa fase de ascendente dos "encarnados". Aos 34 minutos a formação da casa deu mesmo a volta ao marcador, graças a um golo de Óscar Cardozo, depois de Neca ter rematado ao poste da baliza do Benfica. Ainda antes do intervalo, o avançado paraguaio bisou, aos 45 minutos, estabelecendo o 3-1.


No segundo tempo, Nemanja Matić, que substituiu no meio-campo o castigado Javi García, assinou o 4-1 de cabeça, aos 72 minutos. A cinco minutos do final, o conjunto da casa ficou reduzido a dez elementos, por expulsão de Cardozo, que viu o segundo cartão amarelo.

O Benfica continuou a jogar da mesma maneira, pressionando o ultimo reduto do Setúbal, chegando a estar por varias vezes mais perto de aumentar a vantagem, do que o Setúbal em incomodar a baliza do guardião encarnado, Artur.

Continua assim a luta entre Benfica e o FC Porto pela liderança desta Liga, enquanto se aguarda a resposta dos outros dois candidatos, que hoje se defrontam em Braga.