Tradutor

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ninguém do Sporting merecia mais a final do que Rui Patrício.


O Sporting foi afastado da Liga Europa pelo Athletic Bilbau, que vai disputar a final da competição frente ao Atlético Madrid, deixando desde já a garantia de que o futebol espanhol receberá o seu sétimo troféu. Os leões de Sá Pinto chegaram a assustar o inferno de San Mamés, mas pouco, tendo sido imponentes perante a armada ofensiva dos bascos.
O Sporting entrou em campo em vantagem na eliminatória, fruto da vitória tangencial em Alvalade. Do outro lado, no entanto, estava uma equipa que procurava a primeira final europeia do seu historial e que é conhecida por ser muito forte em casa. Ao contrário do Manchester United e do Schalke 04, no entanto, os leões não ficaram a dever muito à qualidade da equipa basca, mas a defesa leonina "borrou a pintura". E um ataque que tem Llorente não costuma perdoar.

O "gigante" basco foi, de resto, a chave da vitória do Athletic Bilbao. Xandão e Anderson Polga nunca conseguiram travar Llorente, que mostrou que não só é bom a fazer golos como a assistir os companheiros. Foi precisamente do seu peito que surgiu a assistência para Susaeta colocar os bascos em vantagem, aos 17 minutos, num golo que os adeptos do Sporting não vão esquecer, por ser precedido por uma falta sobre Schaars, não assinalada pelo juíz inglês Martin Atkinson.


O Sporting não chegou a precisar do "autocarro", uma vez que teve que começar cedo a correr atrás do prejuízo. Os leões de Sá Pinto, no entanto, fizeram uma exibição de pura entrega, sempre à procura do golo, que surgiu já perto do final da primeira parte. O holandês van Wolfswinkel, com um pontapé de ressaca à entrada da área, recolocou o Sporting em vantagem na eliminatória, mas Llorente e Ibaí Gómez estragaram a festa um minuto depois: o passe em habilidade do "gigante" colocou Gómez na cara do golo, em mais uma falha de marcação da defesa do Sporting, e a finalização foi fácil.


Ninguém merecia mais ir à final do que Rui Patrício. O guarda-redes leonino, que levou a equipa às costas nas eliminatória anteriores, somou mais uma mão cheia de defesas, agora em San Mamés, mas os postes das balizas acabaram por tirar o protagonismo aos guarda-redes: Javi Martínez atirou ao ferro (52') e Insúa, na resposta, imitou o adversário (55'). Llorente teve mais sorte aos 88 minutos, uma vez que o remate do basco, após falhas de João Pereira, Xandão e Polga, encontrou a base do poste direito e cruzou a linha de golo. Chega assim o sonho e a ambição do Sporting e dos seus adeptos, de poderem estar na final da liga Europa, e discutir a conquista do troféu em disputa.

Sem comentários:

Enviar um comentário