Tradutor

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A saga de Earl Bennett, e os seus sapatos cor de laranja!


A saga de Earl Bennett dos Chicago Bears, e a sua insistência na utilização de sapatos cor de laranja durante os desafios, deverá estar a chegar ao fim, porque a organização do campeonato da NFL, assim o exige.


Caso ele volte a utilizar os seus sapatos cor de laranja, além de lhe aplicarmos uma multa de 15.000 dólares, ainda vai ser repreendido com uma exclusão das partidas, até que o mesmo cumpra as normas correctas e definidas para uso do fardamento, permitido pela NFL.


A organização do Campeonato da NFL, não permite que Bennett que enverga a camisola cor de laranja dos Chicago Bears, possa também utilizar uns sapatos cor de laranja, pois esta situação viola o código de conduta do equipamento dos jogadores. Ou Earl Bennett utiliza os sapatos na cor autorizada, ou seja em tons de negro, ou então arrisca-se a ficar na bancada, pois nem no banco de suplentes poderá ficar, por risco de exclusão.

Numa competição, em que podemos arrancar o capacete de protecção da cabeça do nosso adversário, bem como partir ou cortar os joelhos desse mesmo adversário, sem sofrermos qualquer advertência ou castigo, sofremos contudo uma multa pesada, ou podemos ser excluídos dos desafios ou do campeonato, por não utilizarmos o equipamento na cor correta.

É por situações iguais às que Earl Bennett está a passar, que muitos dizem que o NFL é um campeonato meio estranho e com regras algo esquisitas, mas que contudo proporciona jogos com uma elevada adrenalina, na disputa da bola e dos resultados.

Imaginemos esta situação, aplicada nos campeonatos de futebol de todo o mundo, em que alguns jogadores se apresentam nos jogos, equipados com botas ou chuteiras de todas as cores possíveis e imaginárias. Seria um enorme rombo, nas contas de alguns dos mais bem pagos jogadores mundiais, como por exemplo, Cristiano Ronaldo ou Messi.

Estes dois jogadores de craveira mundial, e que são a cara e a imagem de duas das maiores marcas de calçado desportivo e que quase todas as semanas ou meses, aparecem com novidades, relançando a apetência junto dos futuros clientes e possíveis craques para efectivarem a compra, ficariam sem um bom pé de meia, bem como seria um rombo significativo nas transacções destas duas marcas de calçado desportivo, e o descalabro no negócio "futebol".

Por um lado e na nossa opinião a NFL, tem toda a razão ao restringir e normalizar quais as cores permitidas para o calçado. Isto porque ao não permitir que se instale no seu campeonato, a confusão que se instalou no futebol, no qual se chega ao cumulo dos jogadores utilizarem botas com cores reflectores que prejudicam quer o próprio jogador, quer o espectador que segue o desenrolar dos desafios ao vivo ou pela TV, colocando em causa a própria imagem das equipas, parecendo que as mesmas sofrem de uma certa falta de normalização, e equilíbrio no seu aspecto visual.

Já por outro lado, poderemos estar perante uma perda económica enorme, quer para a própria NFL, quer para as equipas e os seus jogadores.

Seguramente este assunto de Earl Bennett, dos Chicago Bears, e as suas botas de cor de laranja, ainda fará correr muita tinta, pelo que aguardamos o desenrolar dos acontecimentos.