Tradutor

sábado, 26 de novembro de 2011

Benfica alcança a liderança, à condição!


Num encontro físico, com muita disputa na procura da bola, e de correrias directas à baliza, o Benfica levou a melhor no derby de Lisboa ante o Sporting, no Estádio da Luz, por 1-0. A formação do Benfica marcou o único golo da partida perto do intervalo, por Javi García. O Benfica jogou grande parte do segundo tempo com dez jogadores, por expulsão de Óscar Cardozo, ( com um gesto infantil de desagrado para com o árbitro ),  mas aguentou a pressão final do Sporting, que foi realizada mais com o coração do que com a cabeça.

Numa partida com equilíbrio global até perto da hora de jogo, o Sporting acabou por ser bem superior na recta final do encontro, aproveitando da melhor forma a superioridade numérica, mas o Benfica aguentou bem a vantagem que tinha alcançado na primeira parte, mantendo a mesma até ao final.

O primeiro grande momento da partida surgiu aos 12 minutos, por Nico Gaitán. O argentino, em zona frontal à grande área do Sporting, rematou de primeira após canto de Aimar e a bola embateu com estrondo no poste direito da baliza de Rui Patrício. Respondeu Stijn Schaars com um disparo cruzado da direita, logo a seguir, a sair rente ao poste. E aos 30 foi Ricky van Wolfswinkel a rematar em plena grande área "encarnada", valendo um defensor do Benfica a cortar para canto.

O encontro continuou algo repartido, com o Sporting aos 20 minutos a tentar dar mostras de querer impor um estilo de ataque continuado e o Benfica mais na expectativa. A verdade contudo é que a posse de bola manteve-se equilibrada, entre Benfica e Sporting. 

Perto do intervalo, Javi García acabaria por dar vantagem ao Benfica, após a marcação de um canto na esquerda por Pablo Aimar, aos 42 minutos, o médio espanhol subiu mais alto que toda a gente e fez o 1-0, de cabeça, provocando uma autêntica erupção no Estádio da Luz. 

Rui Patrício fez-se tarde ao lance ao ter ficado expectante no meio dos postes, e no fim só lhe restou mostrar o seu desagrado pela deficiente marcação dos jogadores da defesa do Sporting, às torres do Benfica 

Os homens da casa ganharam ânimo e controlaram o desafio até final do primeiro tempo. E a segunda parte começou com um lance de perigo de Elias que, no limite da grande área, junto à linha final do lado esquerdo, rematou com muito perigo para a baliza de Artur. Resposta pronta de Cardozo que, após tirar dois adversários da frente na grande área, rematou, mas o máximo que conseguiu foi um pontapé de canto, quando tinha tudo para marcar, mercê de uma defesa de Rui Patrício.

Aos 59 minutos, Carrillo arrancou um cruzamento da direita e Elias, sem marcação, cabeceou para golo, mas Artur fez uma defesa espantosa, negando o empate, isto numa altura em que o Sporting começava a dar mostras de mais capacidade ofensiva.

Pouco depois, aos 63 minutos, Óscar Cardozo viu o segundo cartão amarelo, por protestos, e deixou o Benfica reduzido a dez jogadores. No minuto seguinte, Elias falhou nova grande oportunidade para o Sporting, ao atirar ao lado após passe atrasado de Wolfswinkel, que havia recuperado uma bola antes de esta sair, perante a passividade de Artur. Respondeu Gaitán, aos 79, com um canto que quase entrou directamente, valendo a Rui Patrício a barra da sua baliza.

Até final o domínio foi quase na totalidade do Sporting, que foi tirando total partido da superioridade numérica, para se chegar ao último reduto do Benfica. Mas e diga-se em abono da verdade é que os "leões" não conseguiram ultrapassar a barreira defensiva das "águias", por manifesta dificuldade em colocar a bola nas laterais, com rapidez suficiente para apanhar a defesa do Benfica, de surpresa. Neste período, notou-se na equipa verde e branca, a falta de "calo e experiência" para fazer girar a bola entre os seus jogadores, bem como algum deficit físico, para o efectuar com velocidade.

Ganha assim o Benfica os 3 pontos em disputa neste derby, que após a expulsão de Cardozo, poderia com uma equipa mais experiente e sabedora pela frente, ter causado alguns dissabores aos homens da Luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário