Tradutor

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Campeã do mundo de Ski, tem acidente fatal.


Sarah Burke, 29 anos, era tetracampeã de Ski Freestyle dos X Games, considerada pela imprensa especializada como a grande favorita a uma vitória nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, Sochi 2014, na Rússia.
O acidente fatal aconteceu no passado dia 10 de Janeiro, na estância de Park City Mountain Resort, no estado americano de Utah, durante uma ação promocional para a bebida Monster Energy.
Sarah era considerada a principal referência do Ski Freestyle. A atleta caiu no interior do half pipe após uma manobra espetacular. Os voos a alta velocidade e os mortais invertidos são manobras habituais desta modalidade.

A esquiadora do Canadá foi projetada contra a parede da enorme rampa de neve e caiu desamparada batendo com a cabeça. No impacto rompeu uma artéria do cérebro causando-lhe hemorragias internas no crânio. A atleta sofreu de seguida uma paragem cardíaca e foi transportada de helicóptero para o hospital da universidade de Utah. Após diversas intervenções cirúrgicas, e, nove dias em coma, a morte de Sarah foi confirmada na passada quinta-feira.

A luta com o Comité Olímpico Internacional;

Ao longo dos últimos anos, Sarah Burke foi uma das principais impulsionadoras do movimento para convencer o Comité Olímpico Internacional a incluir o Ski Freestyle no programa olímpico. Nos jogos olímpicos de Vancouver, no Canadá, o Snowboard half pipe integrou o calendário da competição e o ski ficou de fora. Sarah não desistiu e o comité olímpico acabou por aceitar que o desporto fizesse parte do calendário dos olímpicos para Sochi 2014.

Capa da FHM
Sarah participou em diferentes filmes e vídeos de promoção ao Freestyle. Chegou a ser capa da revista masculina FHM e foi eleita diversas vezes como uma das atletas mais sensuais do mundo. No final de 2010 casou-se com Rory Bushfield. Ao longo dos últimos dias realizaram-se diversas competições de Ski e Snowboard, tanto na Europa como nos Estados Unidos, que incluíram cerimónias e minutos de silêncio onde o nome de Sarah Burke foi recordado.
550 Mil dólares para pagar no hospital.

As cerimónias fúnebres estavam a decorrer quando surgiram na imprensa as primeiras notícias sobre a conta a pagar no hospital universitário de Utah. O valor ascendia a 550 mil dólares. As despesas médicas das várias operações para tentar salvar esquiadora tinha um preço e a Federação de Ski do Canadá confirmou que o seguro desportivo não incluía uma cláusula para o pagamento do prémio em caso de acidente durante a gravação de anúncios comerciais. A marca de bebidas energética Monster Energy descartou igualmente qualquer responsabilidade no acidente. A família de Sarah não tinha recursos para pagar as despesas. Entretanto, um grupo de fás, criou um movimento de angariação de fundos na Internet para ajudar a família e conseguiu reunir 246 mil dólares. A direção do hospital decidiu reduzir a conta para 200 mil dólares e a situação ficou resolvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário