Tradutor

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mundial de Sub-20; Portugal na final 20 anos depois.


Vinte anos depois da conquista do segundo título, Portugal regressa a uma final do Mundial sub-20! De bola parada se abriu o caminho para uma vitória conservada depois com a solidez defensiva que é imagem de marca desta selecção orientada pelo treinador Ilídio Vale.

Danilo foi a figura maior da meia-final, com participação directa nos dois golos. O médio defensivo inaugurou o marcador logo aos nove minutos, com um cabeceamento certeiro, e aos quarenta sofreu a grande penalidade que permitiu a Nélson Oliveira fazer o segundo golo.

O primeiro tento acabou por ser decisivo na forma como condicionou a estratégia gaulesa, que passava por assumir o domínio de jogo desde cedo. Em vantagem no marcador, a equipa das quinas deu prioridade à vertente defensiva, a sua especialidade. O segundo golo acentuou esta tendência. A França sentiu sempre muitas dificuldades para servir as duas unidades mais adiantas (Sunu e Bakambu), que acabaram mesmo substituídas na segunda parte. O adversário de Portugal viu-se forçado a tentar a sorte de longe, e sem grande sucesso.

Só aos 53 minutos é que Mika viu o perigo de perto, com Griezmann a aparecer solto na área, após um remate de Fofana que ressaltou num defesa, mas a atirar ao lado. A coesão lusa deixou sempre a sensação que a baliza ia permanecer inviolável. Uma ideia comprovada a cinco minutos do fim, quando a bola andou a rondar a linha de baliza, depois de bater na barra, mas de forma incrível não entrou.
Parabéns a este grupo de valentes jogadores que sem nenhuma "prima-dona", mostram que é a jogar como uma verdadeira equipa, que melhor se joga o futebol.
"Antes quebrar que torcer"

Sem comentários:

Enviar um comentário